Em nova reunião com Ministério da Saúde, Bruno Cunha Lima garante cota extra de 10 mil vacinas e ampliação de leitos covid-19 para Campina Grande

 


O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, participou nesta quarta-feira (02), de mais uma audiência no Ministério da Saúde, em Brasília. Bruno também despachou com a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar-Domiciliar e de Urgência, a paraibana Adriana Melo Teixeira. 

O prefeito recebeu a garantia do secretário Arnaldo Medeiros de que Campina Grande será contemplada com uma cota extra de 10 mil vacinas, por conta da atualização no número de profissionais de saúde de 11 mil para 22 mil registrados, além da ampliação no envio do imunizante Pfizer para o Município. Também participaram da reunião a primeira dama Juliana Cunha Lima, o assessor especial do prefeito, Roberto Santa Cruz e o secretário Filipe Reul, da Saúde.

Atendendo pleito de Juliana Cunha Lima, psicóloga, o secretário nacional de Vigilância em Saúde autorizou a habilitação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o custeio federal para o Ambulatório de Saúde Mental. Houve compromisso também para revisão e incremento no valor do teto.

Na próxima audiência com a com a diretora Adriana Melo, do Departamento de Atenção Hospitalar-Domiciliar e de Urgência, foi assegurado que Campina Grande receberá, nos próximos dias, um lote de equipamentos para o reforço na estrutura hospitalar de enfrentamento à covid-19: monitores, respiradores e camas. A ampliação na oferta de leitos será viabilizada, segundo o prefeito Bruno, prioritariamente para o Hospital Dr. Edgley.

Também foi garantido a habilitação de 10 novos leitos neo-natal no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) – um dos pleitos despachados por Bruno Cunha Lima com o ministro Marcelo Queiroga, nesta terça-feira, 1, como também a implantação do projeto piloto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), via Fundação Oswaldo Cruz.

Um outro tema abordado por Juliana e que terminou por despertar interesse da secretária foi a instalação do Centro de Reabilitação Pós-Covid, o Superar, que funciona no Centro de Referência em Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerast), no bairro Dinamérica. Segundo Adriana Melo, uma equipe do Ministério virá a Campina Grande, nos próximos dias, para conhecer a unidade pública, que é a primeira e única do Nordeste na prestação do serviço.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários