Estudantes que tiveram a isenção da taxa do Enem 2021 negada podem entrar com recurso até sexta (18)

 


Os resultados dos recursos estão previstos para serem divulgados no próximo dia 25

Candidatos interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que solicitaram a isenção da taxa de inscrição e tiveram o pedido indeferido, têm até a próxima sexta (18) para entrar com recurso e tentar reverter a situação. O prazo foi aberto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde ontem, 14.

Têm direito à isenção aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa educacional. Alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública – ou com bolsa de estudo integral na rede privada –, no ano de 2021, também podem de pedir o benefício.

O mesmo vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Os resultados das justificativas de ausência da edição passada, necessárias para solicitar o benefício neste ano, e dos pedidos de isenção estão disponíveis na Página do Participante desde o dia 9 de junho.

É também por meio dessa página que os recursos devem ser solicitados.

Ainda não há informações no edital do exame quanto ao valor da inscrição mas, na edição anterior, não isentos tiveram que pagar R$ 85 para participar. Os resultados dos recursos estão previstos para serem divulgados no próximo dia 25.

Inscrição e provas Conforme anunciado pelo Inep, as inscrições serão disponibilizadas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, por meio da Página do Participante. O órgão também anunciou 101.100 vagas estarão disponíveis exclusivamente para a versão digital do exame.

Já as provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão impressa como na digital.

O Enem é a maior prova de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado do exame é possível ingressar no ensino superior de diversas formas. Os principais processos seletivos são os dos programas do governo Prouni, Sisu e Fies. Mas as possibilidades ofertadas pelo Enem não param por aí, atualmente 50 universidades portuguesas aceitam a nota da avaliação para acesso aos seus cursos de graduação.

 PB AGORA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários