Monteiro é contemplado com o Certificado de Reconhecimento da Atenção Primária à Saúde

 

O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), representantes de três de cidades receberam o certificado de reconhecimento das mãos do ministro Marcelo Queiroga. Os demais documentos serão encaminhados pelos Correios às secretarias municipais.

Na Paraíba, 15 municípios foram comtemplados, e na região do Cariri, apenas três: Cabaceiras, São Domingos do Cariri e Monteiro.

 “O certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios e Distrito Federal para alcançarem os parâmetros de qualidade que esperamos que a população receba. É importante e estratégico para o SUS o governo Federal continuar investindo cada vez mais na Atenção Primária ”, reforça o secretário da Atenção Primária à Saúde da pasta, Dr. Raphael Câmara.

São certificadas aquelas gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Os 5.570 municípios serão avaliados para receberem o selo APS de Qualidade. O Ministério da Saúde encaminhará a certificação aos gestores que atingiram bons resultados em 2020.

Dentre os critérios estão:

  • Consultas de pré-natal;
  • Atendimento odontológico na gestação;
  • Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;
  • Cobertura de exame citopatológico;
  • Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente;
  • Acompanhamento de pessoas hipertensas;
  • Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

 

VITRINE DO CARIRI

Com Blog do Bruno Lira


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários