Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Moradores da zona rural de Taperoá denunciam abandono na saúde pela atual gestão municipal

 

Moradores do município de Taperoá, Cariri da Paraíba, vem reclamando da falta de assistência na saúde e de profissionais médicos em algumas comunidades rurais do município. Segundo eles, algumas âncoras já estão há cerca de um mês sem a presença de médicos nas comunidades da Quixaba, Large Vermelha, Maria Alice e Salgado.

Na comunidade rural da Quixaba, moradores relataram a reportagem do portal De Olho no Cariri, que a unidade do PSF está sem médico há mais de 3 semanas. Segundo um morador, que preferiu não ser identificado por medo de perseguições, há pacientes de idade avançada que estão se deslocando da comunidade para a sede apenas para pegar uma receita de medicamentos controlados.

A comunidade fica distante 05 quilômetros da cidade e os moradores que precisam de atendimento estão sendo obrigados a se deslocarem até o hospital distrital, muitas das vezes tendo contato com pacientes contaminados pela Covid-19. “Queremos uma posição do Governo Municipal e uma assistência maior à população que reside na zona rural”, afirmou o morador.

Nas redes sociais, é grande a reclamação de vários taperoaenses com a assistência em outros sítios também. A equipe de reportagem do portal De Olho no Cariri entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Taperoá, que ficou de esclarecer a situação. Eles apenas se limitaram a dizer que o médico estava doente.

A Prefeitura de Taperoá é comandada desde o início de 2021 pelo prefeito George Farias (PSDB), que assumiu o Poder Executivo após longo período em que seu grupo esteve afastado do poder em Taperoá. A proposta era de “mudança” na gestão do município.

 

De olho no cariri


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários