Paraíba conquista rating AA+ e atesta eficiência no enfrentamento das pressões dos gastos impostos pela pandemia da Covid-19

 

A Paraíba conquistou o rating AA+ na análise da Standard & Poor's Financial Services (S&P Global Ratings), umas das maiores agências de classificação de risco do mundo. A nota foi apresentada nesta quinta-feira (3) pelos representantes da empresa ao governador João Azevêdo e atestou a eficiência do estado no enfrentamento das pressões dos gastos impostos pela pandemia da Covid-19, bem como a capacidade de endividamento e o superávit operacional.  

A nota coloca a Paraíba em destaque nacional por estar entre os estados brasileiros mais eficientes em suas gestões fiscal e econômica.

Durante a reunião, o governador João Azevêdo ressaltou os potenciais econômicos da Paraíba e o trabalho do Governo do Estado para garantir novos investimentos. “Nós temos um grande potencial na geração de energias renováveis, temos uma excelente logística de transporte, estamos localizado em uma região estratégica e gerando oportunidades de investimentos no turismo, ciência, tecnologia e inovação”, sustentou.

O gestor também enalteceu as gestões fiscal e econômica da Paraíba, responsáveis pelos bons indicadores do estudo da S&P Ratings. “Nós celebramos essa informação que permitirá novas oportunidades de negócios e a atração de novas empresas que queiram investir em nosso estado”, acrescentou.

Ele ainda fez um balanço das ações desenvolvidas pelo estado para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e dos investimentos que permitiram a continuidade da geração de emprego e renda. “Nós atuamos em quatro eixos neste momento, assegurando o atendimento hospitalar e a ampliação de leitos de UTI e de enfermaria em todo o estado, ajudamos as pequenas e médias empresas e as pessoas em situação de vulnerabilidade social e mantivemos os níveis de investimento com a execução de obras de infraestrutura, garantindo que pudéssemos contabilizar saldos positivos de emprego, apesar da crise que enfrentamos”, frisou.

O secretário de estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, afirmou que o rating da Paraíba perante a S&P demonstra que as políticas fiscais do governo preservarão a solidez dos indicadores pelos próximos 18 meses.  "Esta avaliação de rating credencia a Paraíba a receber novos investimentos privados, captar recursos no mercado a menor custo, bem como obter a liberação de operações de crédito junto ao governo federal", destacou.

O rating analisa a probabilidade de um ente público ou privado de honrar com seus compromissos financeiros, auxiliando na obtenção de novos mercados e no aumento da transparência. A nota AA+ representa a capacidade muito forte de a Paraíba cumprir com suas obrigações financeiras. 

Standard & Poor's - A S&P é uma divisão do grupo McGraw-Hill que publica análises e pesquisas sobre bolsas de valores e títulos, sendo uma das três maiores agências de classificação de risco, ao lado da Moody's e da Fitch Ratings.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários