Polo de Educação a Distância do IFPB é instalado em Sumé

 

A cidade de Sumé recebe mais uma instituição de ensino superior. Desta vez, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) que através do campus Cabedelo/Centro, instala um Polo de Educação a Distância (EAD) no município.

O protocolo de intenções foi assinado pelo prefeito Éden Duarte e pela diretora do campus, a sumeense e professora de filosofia Keytiana de Souza Silva, tendo como testemunhas, o vereador/presidente do Legislativo, Antônio Carlos Sarmento e o secretário de Educação municipal, Bonílson Timóteo. O IFPB é uma instituição pública de ensino superior de qualidade e que agora, por meio dessa parceria com a Prefeitura de Sumé, irá realizar projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão para atender as comunidades tradicionais e demandas produtivas do município.

Na mesma oportunidade, foi lançado o curso técnico em Guia de Turismo com 50 vagas para o semestre 2021.2, na modalidade à distância. As inscrições podem ser feitas de forma on-line no site do IFPB, na página do PSCT 2021.2
até 21 de julho.

O curso técnico em Guia de Turismo é gratuito, reconhecido pelo MEC e pelo Ministério do Turismo e o formando estará habilitado para:

 Planejar e organizar a execução de roteiros e itinerários turísticos;
 Conduzir e orientar visitantes na realização de viagens;
 Prestar informações turísticas no contexto local, regional e
nacional;
 Intermediar as de serviços turísticos;
 Prestar assistência aos visitantes durante a realização dos roteiros
e itinerários turístico

A avaliação dos inscritos será feita a partir das médias das disciplinas de português e matemática constantes do histórico escolar do Ensino Médio e, alguém que precisar de orientação presencial nas inscrições, deve se dirigir à
Escola Municipal Maria Leite Rafael, no turno da manhã, onde funcionará o polo EAD do IFPB em Sumé.

Na oportunidade, o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Rivaldo Oliveira (Branco Xiliu), destacou a riqueza em sítios arqueológicos do município e os caminhos profissionais que o curso abrirá para os jovens, principalmente neste momento em que Sumé é inserida na Rota Cultural do Cariri da Paraíba por meio do Sebrae.

Visivelmente emocionada, Keytiane Sousa agradeceu ao prefeito Éden pelo empenho incansável na instalação do Polo elogiando-o como homem público digno e respeitoso, bem como a sociedade sumeense pela contribuição em sua formação como pessoa e acadêmica, visto que ela foi beneficiada diretamente com investimentos em educação, citando como exemplo, o transporte gratuito todos os dias para Campina Grande. “Sempre sonhei em poder retribuir de forma prática, tudo aquilo que o povo de Sumé investiu em mim”, declarou.

Francisco Adriano, da Empresa Sumé Geoturismo, relatou toda a dificuldade de catalogar em dois anos, junto com Madson Oliveira, cerca de 30 sítios arqueológicos no município e que agora, através da parceria entre a Prefeitura
de Sumé e a Universidade Estadual da Paraíba, essa catalogação irá receber o selo e o reconhecimento da UEPB.

Por fim, o prefeito Éden enfatizou que Sumé se destaca no estado como uma referência em educação e a sua felicidade por fazer parte deste momento e proporcionar essas conquistas. Agradeceu ao reitor do IFPB, Cícero Nicássio, ao Sebrae, à empresa GeoTurismo, à equipe de cultura do município e a Keytiane pelo reconhecimento. “Permanecerei trabalhando e acreditando no trabalho planejado e colaborativo. Iremos, todos juntos e aos poucos, preenchendo as lacunas de reconhecimento e valorização que nosso povo e nossa cidade merece”, disse.

Presentes também no evento, o vereador Francisco Fontinelli e os professores de Comércio Exterior e de Direito do IFPB, o sumeense Caio Paulino e Andréa Sousa, respectivamente.

Ascom


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários