Prefeito Bruno Cunha Lima anuncia concurso para Educação em Campina Grande

 

Anúncio de pacote foi feito pelo prefeito de Campina Grande, durante solenidade no bairro de José Pinheiro, na manhã desta quarta-feira

O prefeito Bruno Cunha Lima realizou, na manhã desta quarta-feira, 23, a entrega de kits de merenda para famílias de crianças matriculadas nas creches municipais de Campina Grande. A ação aconteceu na Creche Municipal Célia Márcia Cirne, no bairro de José Pinheiro. Na oportunidade, também, Bruno fez o anúncio de oito novas unidades de ensino no Município (quatro escolas e quatro creches), além da organização de um concurso público na área de Educação. “Trata-se de um conjunto de ações que refletem nosso esforço e prioridade de governo”, sintetizou o prefeito.

Durante a solenidade na Zona Leste, prestigiada pelo vice-prefeito Lucas Ribeiro, pelo secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, e outros auxiliares e autoridades, o prefeito explicou que, no caso dos kits de merenda escolar, trata-se de investimento inicial de quase R$ 1 milhão, com recursos próprios do Município. Pelo menos, 6.142 famílias de crianças matriculadas nas 42 creches da rede municipal serão beneficiadas com mais de 36 toneladas de alimentos, mas ao longo de toda ação, mais de 35 mil famílias serão atendidas.

De acordo com o prefeito campinense, um novo grupo de famílias de estudantes da rede municipal começa a ser contemplada nos próximos dias. “São 36 mil alunos que estão sendo atendidos, nesta fase inicial apenas do Ensino Infantil mas, a partir da próxima semana, também os alunos do Ensino Fundamental. E não conseguimos antes por burocracia, pois a vontade era ter feito três meses atrás”, destacou Bruno Cunha Lima. Mas, mesmo com toda a burocracia, conseguimos, e toda conquista merece ser comemorada. Assim como outras conquistas que virão, como as aulas que irão para a TV aberta, para que o processo de ensino seja continuado”, disse.

Os kits de merenda são compostos por oito tipos de produtos: feijão, arroz parbolizado, açúcar, sal, flocos de milho, macarrão, molho de tomate e proteína de soja. O cronograma de entregas foi iniciado nesta quarta-feira e segue diariamente uma sequência de unidades por núcleos, tendo como previsão de conclusão das entregas o dia 29 de junho. O material é entregue aos gestores escolares, que devem fazer o planejamento de distribuição às famílias, observando as medidas de prevenção contra o coronavírus.

O secretário Asfora Neto destacou a importância de assegurar a segurança alimentar das crianças e adolescentes da rede. “Foi feito um esforço por parte da administração municipal para garantir esta ação. Ao contrário do que se pensa, os recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) vêm de forma suplementar, num valor bem pequeno em relação ao que está sendo feito agora, estão sendo guardados para em um possível retorno ser utilizado” explicou.

A gestora da creche Célia Márcia, Silvia Regina, destacou a importância de ter na unidade o início desta ação. “É muito representativo que esta ação simbólica aconteça na nossa comunidade, que é uma comunidade participativa, presente e que necessita muito desse apoio e acolhimento, tanto da Prefeitura, quanto da Secretaria de Educação – que nunca nos faltou”, afirmou.

Abertura de unidades e concurso para a Educação

O prefeito anunciou ainda as próximas ações importantes que serão realizadas através da Secretaria de Educação (Seduc). “Nos próximos dias, todas as nossas escolas e creches vão receber alguns equipamentos. Agora estamos caminhando para o processo de fornecimento de conectividade e é necessário equipamento, conectividade e condições para que os alunos tenham a melhor experiência de aprendizagem. Temos feito, também, esforços para ampliar a rede que nós temos. Cadastramos ontem no PAR (Plano de Ações Articuladas) a construção da primeira creche da Zona Leste, que será uma creche tipo 2, para atender as famílias desta região. E já garantimos nestes seis primeiros meses, oito novos equipamentos para Campina Grande, quatro escolas e quatro creches, que já estão garantidas por meio das nossas idas à Brasília. E talvez até o fim do ano, a gente deva lançar edital de um concurso para professor, cuidador, pedagogo”, anunciou.

Prestigiaram também a solenidade os secretários Diogo Lyra (Administração) e Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico). O deputado federal Rafafá e os vereadores Marinaldo Cardoso (presidente da Câmara), Rostand Paraíba, Rubens Nascimento, Alexandre do Sindicato e Luciano Breno também marcaram presença no ato solene.

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários