Prefeitura de Gurjão realiza testes em massa nos comerciantes e servidores da Prefeitura para frear o aumento de casos de covid-19



Com o aumento no número de casos de covid-19 e a inclusão do município na bandeira vermelha, a Prefeitura de Gurjão tem tomado diversas medidas de contenção do vírus. Um novo decreto entrou em vigor implantando toque de recolher e impondo multa para quem descumprir as medidas sanitárias de proteção.


Outra medida foi a testagem em massa realizada entre os dias 27 e 28 de maio. A Secretaria de Saúde do município realizou testes (rápidos, sorológicos) nos comerciantes e servidores públicos que desempenham suas atividades no prédio do Centro Administrativo.


A equipe do Centro de Testagem percorreu o comércio local para a realização dos testes e também para reforçar as informações quanto às medidas de segurança que precisam continuar e ser enfatizadas.


Entre comerciantes e servidores, 185 pessoas foram submetidas a testagem. 

Diagnosticando assim o alastramento do Corona vírus na cidade, a análise vai identificar se o paciente está contaminado ou se tem anticorpos contra a Covid-19. A Prefeitura quer descobrir quais moradores já foram infectados, inclusive os que foram assintomáticos, para identificar onde a doença está mais presente e tomar medidas de prevenção localizadas.


Testar os profissionais de saúde já é prioridade nos protocolos dos governos federal e estadual, mas testar comerciantes em massa é novidade, como explica a Secretária de Saúde, Patrícia Martins. “Estamos cumprindo determinação do Prefeito José Elias, que tem feito fortes recomendações no sentido de priorizar o atendimento na saúde em virtude desse momento de apreensão que estamos vivendo, atesto aqui o total engajamento de toda rede municipal de saúde, com muito comprometimento de todos os profissionais, e por isso, venho, encarecidamente pedir que a população colabore, cumprindo as medidas sanitárias, sabemos que não é fácil, mas, se todos ajudarem, vamos sair mais rápido”, disse a Secretária comemorando a aceitação da medida pela população que tem visto com bons olhos a novidade.


Os esforços da gestão municipal em frear a disseminação do vírus são vários e o decreto e a testagem são apenas algumas ações que tem se destacado nos últimos dias. Todas as medidas em conjunto têm gerado resultados positivos com uma redução no número de casos ativos de covid-19 que passou de 32 na última semana para 24 registrados no boletim oficial desta terça, 1 de junho.


Apesar das indicações de redução, a secretária reforça que as medidas preventivas precisam ser mantidas por cada cidadão para que não haja uma nova onda de aumento de casos. “O momento é de salvar vidas, por isso, usem máscaras, higienizem as mãos com álcool em gel, evitem aglomerações e se puder fiquem em casa”, conclama a secretária.













FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários