Prefeitura de João Pessoa inicia mega operação de zeladoria no Costa e Silva e bairros do entorno

 

Os bairros Costa e Silva, Ernani Sátyro e Cidade dos Funcionários são as localidades beneficiadas do momento pela mega operação de zeladoria que vem sendo promovido pela Prefeitura de João Pessoa por toda a cidade. Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Cícero Lucena autorizou o início dos trabalhos, que envolvem diversas secretarias e pretende melhorar a qualidade de vida da população.

“A Prefeitura conversa com a população e identifica suas necessidades. Estamos cumprindo o nosso papel de zeladoria, consertando praças, renovando a iluminação, plantando árvores, recuperando equipamentos esportivos, entre outras ações. Tudo que possa melhorar a qualidade de vida da população e é de responsabilidade da gestão Municipal está em nosso planejamento, hoje fazendo isso com grande integração”, afirmou o prefeito.

A idéia do mutirão é concentrar serviços de diversas áreas da gestão municipal em uma única ação, promovendo uma transformação real no visual e na estrutura dos bairros. Integram os trabalhos as secretarias municipais da Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Meio Ambiente (Semam), a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). Mais de 200 servidores estão integrados para efetivar a ação.

De acordo com o vice-prefeito Leo Bezerra, destacou o interesse da gestão em estar realmente nos bairros da cidade. “O que a Prefeitura quer é justamente estar próximo da população e efetivar medidas com impacto direto na vida das pessoas, como este que iniciamos hoje aqui”, declarou.

Limpeza – Um total de 120 agentes da Emlur está executando os serviços de capinação, roçagem e pintura de meio fio, nas ruas e avenidas. São oito equipes de trabalho, que incluem capinação e roço (manual e mecânica). Também estão sendo utilizados sete caminhões caçamba e dois caminhões com carroceria, além de uma retroescavadeira.

Infraestrutura – A Seinfra está cuidando da limpeza e desobstrução de galerias, terraplanagem e fazendo serviços de tapa-buraco. São cerca de 40 servidores que vão utilizar maquinário como caminhões, caçambas, motoniveladora, retroescavadeira e caminhões pipa e de hidrojateamento.

Mobilidade – As equipes da Semob vão focar na revitalização da sinalização horizontal. Serão cinco lombadas físicas e sete faixas de pedestres que serão renovadas para garantir a segurança viária. Para isso foram destacadas duas equipes, totalizando 10 servidores.

Urbanização e meio ambiente – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) participa da ação com 60 homens, realizando serviços de manutenção, poda, paisagismo e zeladoria. O trabalho de poda está sendo realizado de acordo com os laudos técnicos que chegam à Secretaria, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que atende as solicitações diretas da população. As ações de manutenção e zeladoria estão sendo respaldadas pelas vistorias realizadas pela Sedurb e pela solicitação dos próprios moradores junto à pasta. São 50 agentes envolvidos.

Ao mesmo tempo, a Semam realiza o plantio de mudas para deixar a cidade mais verde. Serão 200 mudas de plantas nativas como ipês, sibipirunas, coqueiros, sapucaias, pau-brasil, entre outros.
Estiveram presentes no local os vereadores Damásio Franca, Milanez Neto, Guga, Thiago Lucena, Toinho Pé de Aço, Odon Bezerra, Dr. Luís Flávio e Marcos Bandeira.

BLOG DO BRUNO LIRA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários