Presidente do PT da PB cobra prisão de Moro após STF confirmar suspeição de ex-juiz nas ações contra Lula

 


Por meio das suas redes sociais, o presidente estadual do PT paraibano, Jackson Macedo, comentou a recente decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, no qual pede estendeu a suspeição do ex-juiz Sergio Moro às ações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso das denúncias contra ele nos casos do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

“Grande vitória da verdade contra a perseguição jurídica. Viva Lula! Moro preso, urgentemente”, comentou Jackson, por meio das suas redes sociais. Veja: https://www.instagram.com/p/CQhLSn_Nc8yq-jbUrVCg3YLc_RTPEEIAdq6Dkw0/

“Estendo a decisão que concedeu a ordem neste Habeas Corpus às demais ações penais conexas processadas pelo julgador declarado suspeito em face do paciente Luiz Inácio Lula da Silva, de modo a anular todos os atos decisórios emanados pelo magistrado, incluindo-se os atos praticados na fase pré-processual”, escreve Gilmar em seu voto. Ele atendeu um pedido dos advogados de Lula, Cristiano Zanin, Valeska Teixeira Zanin Martins e Rafael Valim, para que os atos do ex-magistrado fossem declarados nulos.

Em seu voto, repleto de críticas à atuação do ex-juiz e à chamada operação “lava-jato”, Gilmar afirma que nos processos do tríplex do Guarujá, no sítio de Atibaia e nos recursos supostamente dirigidos ao Instituto Lula, “houve a persecução penal do paciente em cenário permeado pelas marcantes atuações parciais e ilegítimas do ex- juiz Sergio Fernando Moro”.

Em todos os casos, de acordo com o ministro, a defesa de Lula arguiu a suspeição em momento oportuno e a reiterou em todas as instâncias judiciais pertinentes. Além disso, diversos dos fatos ocorridos e que fundamentaram a decisão da Turma pelo reconhecimento da suspeição são compartilhados em todas as ações penais, “como os abusos em conduções coercitivas e na decretação de interceptações telefônicas, o levantamento do sigilo da delação premiada de Antonio Palocci Filho com finalidades eleitorais em meio ao pleito em curso naquele momento, entre outros”.

Clique abaixo para ler o despacho de Gilmar Mendes:

https://www.conjur.com.br/dl/gilmar-lula.pdf

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários