Secretaria de Desenvolvimento Social de Monteiro continua cadastro para Família Acolhedora

 

Continuam abertas as inscrições para os interessados em participar do programa Família Acolhedora. O serviço foi criado para evitar que crianças, que tiveram direitos violados quando estavam com suas famílias de origem, sejam encaminhadas para abrigos e percam, assim, o convívio familiar.

Os interessados devem realizar as inscrições através deste link https://forms.gle/eSxHKQstfogCARCy8 . Os futuros pais acolhedores terão que proporcionar um lar temporário a crianças em situação de vulnerabilidade, onde elas possam ser cuidadas com afeto e segurança até terem condições de voltar a morar com a sua família de origem.

“Convocamos as famílias que tenham disponibilidade afetiva para que possam nos ajudar a melhorar a qualidade de vida destas crianças que se encontram em situação vulnerável. Nossas crianças devem receber todo o apoio emocional e proteção que merecem.  Tornar-se uma família acolhedora é a garantia de um crescimento tanto para que acolhe, quanto para quem é acolhido.”, destaca a secretária executiva de Desenvolvimento Social, Silvania Mayer.

As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento, que vão assegurar a integridade da criança

Ainda de acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Social, o programa Família Acolhedora é importante para evitar o abrigamento institucional. “É fato que a institucionalização, principalmente na primeira infância, gera prejuízos no desenvolvimento dessas crianças, que já passaram por uma situação de violação de direito ou violência. Então, esses pais acolhedores ficam responsáveis por proporcionar um ambiente seguro e aconchegante, que estimule as potencialidades dessas crianças”, enfatiza.

VITRINE DO CARIRI


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários