SES inicia distribuição de mais de 102 mil doses de vacina para toda à Paraíba

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta sexta-feira (25), a distribuição de 102.470 doses das vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Janssen, para os 221 municípios paraibanos que ainda não concluíram a vacinação da população acima de 18 anos. A distribuição exigirá uma grande logística da SES. O transporte dos imunizantes será feito terrestre e aéreo.

Apenas os municípios de Mataraca e Baia da Traição já concluíram o esquema vacinal da população com a primeira dose. O novo carregamento com os imunizantes chegou na tarde desta quinta-feira (24) em três remessas,  no aeroporto Castro Pinto. A novidade foi a chegada da primeira remessa da vacina Janssen.

Inicialmente, chegaram as  mais de 93 mil doses das vacinas da Janssen e CoronaVac/Butantan, e Pfizer,. Ao todo,  chegaram à Paraíba  93.350 doses dos imunizantes, sendo 66.800 da CoronaVac e 26.550 vacinas da  Janssen.

Segundo a SES, os 66.800 imunizantes da CoronaVac serão destinados para a aplicação das primeiras e segundas doses. Já as 26.550 vacinas do primeiro lote da Janssen que o estado recebeu serão aplicadas dose única.
Ainda conforme a SES, os imunizantes serão destinados para a vacinação do público em geral, por idade, que não faz parte de grupos prioritários.

A Paraíba também recebeu 46.800 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 no fim da tarde desta quinta-feira (24).  Segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde, as doses serão destinadas para a ampliação da aplicação de primeiras doses no público em geral, por idade, que não faz parte de nenhum grupo prioritário.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, explicou que as duas cidades que concluíram a vacinação possuem uma grande população de indígenas e por isso receberam um grande volume de doses na primeira fase da campanha e  já vacinaram toda a população”.

Secretário o secretário, com as chegada regular de imunizantes ao estado, a Paraíba pode adotar a metodologia de vacinação de todos os adultos, aprovada na 11ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipatite (CIB).

“Após reunião de CIB ontem, nós iniciamos um processo de vacinação da população acima dos 18 anos em ordem decrescente de faixa etária até os 59”, disse.

Até o momento, a Paraíba recebeu 2.113.230 doses da vacina e distribuiu 1.942.648 para os 223 municípios paraibanos. Ao todo, 1.685.089 paraibanos foram vacinados, sendo 1.188.556 com a aplicação da primeira dose e 496.533 com a segunda dose, segundo informações do Painel da Vacinação do Governo do Estado 

SL
PB Agora


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários