Dia ‘D’ da Fazenda Carnaúba começa nesta sexta-feira de forma virtual

 

O Evento será completamente online, poderá ser acompanhado pelo site da Fazenda Carnaúba e pelo canal oficial no Youtube

Direto do Cariri paraibano para o Digital, a cultura e a tradição da Fazenda Carnaúba vai chamar atenção dos produtores rurais, pesquisadores, agentes da agropecuária e até entusiastas da vida no campo. A 9ª edição do Dia D acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de julho inteiramente online, através do site da Fazenda e do canal oficial no Youtube.

O dia no campo começa cedo, por isso, é com a ordenha de vacas, relatando o manejo dos animais que a programação iniciará. Dentre as diversas palestras, exposições e vendas de animais, o público vai conferir detalhes sobre a vida no Cariri, o agronegócio, os gados bovinos, ovinos e caprinos e as tradições que levaram a Carnaúba ao êxito na produção pecuária e leiteira, em pleno semiárido paraibano. Um dos grandes destaques da programação deste ano é o Painel Fazenda Solares, que reúne autoridades da política e representantes desse novo tipo de “cultivo” de energia solar no ambiente rural com intuito de geração e distribuição de energia para as regiões mais remotas.

A programação também versará sobre as semelhanças e diferenças das técnicas utilizadas na na fabricação artesanal de queijos no Brasil e no mundo, com a especialista Débora Sperat Czar (França) e outros produtores que se destacam no queijo de manteiga, como a chef Adriana Dantas. As pesquisas sobre as particularidades dos negócios rurais estão presentes nas discussões sobre o manejo de pragas, produção de capim e oportunidades para o zebu leiteiro, encaminhadas respectivamente pelos pesquisadores, Dr. Marcone César Mendonça Chagas- EMPARN, Dr. Humberto Gonçalves de Araújo -FAEPA/SENAR e Dr. Adriano Rangel.

A Fazenda Carnaúba é conhecida por ser o berço do Movimento Armorial, portanto, a cultura inspirada no Cariri e imortalizada pelo escritor Ariano Suassuna não ficará de fora do Dia D. Os primos, Manuel Dantas Suassuna e Manuel Dantas Vilar estarão em uma apresentação demonstrando o que há de mais brasileiro e genuíno na fazenda armorial.

Para completar a programação, ainda haverá uma série de homenagens ao patriarca, engenheiro e produtor rural, Manelito Dantas Vilar, falecido em julho de 2020. Um resgate das histórias contadas no especial “Conversa de Terraço”, além de uma verdadeira conversa no terraço com os filhos, netos e sobrinhos.

A programação é gratuita e será 100% online, os interessados em participar podem fazer o cadastro no site fazendacarnauba.bom e acompanhar todos os detalhes. No instagram, o perfil oficial é @fazendacarnauba e o Canal no Youtube Fazenda Carnaúba.

Programação

Sexta-feira 23/07

08h – Programa Ordenha de Vacas

08h30 – Abertura oficial com Joaquim Pereira Dantas Vilar-Fazenda Carnaúba, Mário Borba- Presidente da FAEPA/SENAR, João Martins da Silva Junior – Presidente da CNA e João Alberto Miranda- Gerente da Agência SEBRAE Regional Campina Grande.

10h – Produção de queijo de manteiga nos moldes artesanais/tradicionais, Chef Adriana Dantas – Chef Adriana Dantas – Especialista em Queijos Artesanais e Lucenildo Firmino de Souza, (Galego do Queijo).

11h – Fabricação artesanal de queijos: desmistificando o uso de utensílios (cobre, tábuas de madeira e lenha) – Débora de Carvalho Pereira Sperat Czar (França).

12h – Programa Gastronômico – PUDINNI de queijo de cabra com calda de goiabada.

12h30 – Dia D do Campo ao Digital.

13h30 – Entomologia Agrícola – atuação em pesquisa na área de manejo integrado de pragas, com ênfase no controle biológico de insetos-pragas com Marcone César Mendonça Chagas – EMPARN.

14h30 – Painel Fazenda Solares com Roosevelt Garcia – Pecuarista, Tarcísio Dantas- Engenheiro Agrônomo, Mário Borba – Presidente da FAEPA/SENAR, Pedro Cunha Lima – Deputado Federal da Paraíba, Efraim Filho – Deputado Federal da Paraíba, Francisco Soares De Lima Junior- Diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano (DDRU) do Ministério do Desenvolvimento Regional, Juliana Borges – Sebrae Nacional, Taís Tessari – Sebrae Nacional e Joaquim Dantas Vilar- Fazenda Carnaúba

17h – Fazenda Armorial com Manuel Dantas Suassuna e Manuel Dantas Vilar

18h – Programa bovinos da Fazenda Carnaúba

20h – Leilão Dia D e Convidados: Curraleiro Pé Duro

Sábado 24/07

08h – Programa Ordenha de cabra

09h – Desafios e oportunidades para o zebú leiteiro: pesquisa, inovação e mercado com Prof. Adriano Rangel.

10h – Programa caprinos da Fazenda Carnaúba.

10h30 – Produção de Capim no Município de Juazeirinho com Humberto Gonçalves de Araújo, FAEPA/SENAR.

11h30 – Programa ovinos da Fazenda Carnaúba

12h – Expedição Fartura Brasil: Saudades de São João, da origem ao prato: das cabras de Suassuna à torta de Onildo Rocha

13h – Leilão Dia D e Convidados: Sindi e Guzerá

Domingo 25/07

08h – Programa palmal na Fazenda Carnaúba

08h30 – Programa Capim Buffel na Fazenda Carnaúba

10h – Leilão Dia D e Convidados: Ovinos e Caprinos

Especial – Memória do Dr. Manelito Dantas Vilar

Especial – Conversa de terraço

 BLOG DO BRUNO LIRA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários