Paciente do Hospital Santa Isabel recebe alta após 113 dias de internação por causa da Covid-19

 


Em clima de alegria e esperança, o paciente Ailton da Silva Machado, de 47 anos, recebeu alta médica do Hospital Municipal Santa Isabel, na tarde dessa sexta-feira (2), após 113 dias internado com Covid-19. Ele foi recebido pelos familiares e homenageado pela equipe multiprofissional, como o paciente que ficou mais tempo internado na unidade hospitalar, entre os que se recuperaram da doença.

Ao lado dos filhos e sem conseguir conter a emoção, Penha Isidro, esposa de Ailton, contou que o sentimento é de muita felicidade em poder abraçar o marido novamente após tantos dias. “Desde o início eu tive muita fé. Então, sou grata primeiramente a Deus e, também, aos profissionais que cuidaram tão bem dele durante todo este tempo”, disse.

Seu Ailton da Silva deu entrada no Hospital Santa Isabel no dia 11 de março em estado grave, após ser transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, onde recebeu os primeiros cuidados. De acordo com a diretora geral da unidade hospitalar, Adriana Lobão, do total de 113 dias em que o paciente esteve internado, ele passou 71 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que vários desses dias ele estava intubado.

“Durante a internação, ele passou por traqueostomia, hemodiálise e perdeu muita massa muscular por conta do tempo que passou intubado. Após tudo isso que enfrentou, ele está saindo lúcido e orientado do hospital para continuar a recuperação em casa, acompanhado pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar para ser reabilitado à vida social e ao trabalho dele”, destacou Adriana Lobão.

A gerente de enfermagem do hospital, Leide Carvalho, explica que a equipe sempre busca organizar um momento especial para a alta do paciente. “Tentamos personalizar a saída do paciente, enfeitamos com balões, entregamos plaquinhas, colocamos uma música que ele goste ou fazemos alguma outra coisa que ele se identifique. Aqueles que podem, fazem mensagens em agradecimento aos cuidados recebidos. Enfim, procuramos proporcionar um momento especial para eles”, afirmou.

O Hospital Santa Isabel é uma das referências para casos de Covid-19 na rede municipal. O atendimento dos pacientes é realizado por meio de regulação, encaminhado de outras unidades de saúde. Em poucos meses, a Prefeitura de João Pessoa ampliou em mais de 500% a quantidade de leitos disponíveis para Covid-19 no hospital, passando de 16, no início do ano, para 100, sendo 70 leitos de UTI e 30 de enfermaria.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários