Prefeitura de Sapé nega ter aplicado vacinas fora da validade no município


 A Prefeitura de Sapé divulgou nota em que nega ter aplicado vacinas fora da validade no município. De acordo com o documento, a Secretaria de Saúde realizou uma checagem de todas as doses aplicadas e constatou que não houve aplicação de vacinas vencidas.

A informação de que vacinas AstraZeneca fora do prazo de validade teriam sido aplicadas por vários municípios surgiu após a veiculação de uma matéria na Folha de S. Paulo. De acordo com a Folha, o problema teria atingido 48 municípios paraibanos.

Até o momento, a maior parte dos municípios negou a falha, afirmando que o que houve foi um atraso no registro da vacina. Apenas a Prefeitura de Alagoa Grande confirmou que aplicou vacinas fora da validade em 72 pessoas, mas, após orientação da Secretaria de Saúde estadual, está reaplicando essas doses. 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sapé, as doses enviadas pelo Governo do Estado são aplicadas imediatamente. A equipe de vacinação segue um rígido protocolo com checagem da data de validade de todos os imunizantes antes da aplicação da dose.

Atualmente, o município está vacinando pessoas na faixa etária de 44 anos ou mais.

Confira a nota esclarecimento na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Sapé informa à população que não foi aplicada nenhuma dose de vacina AstraZeneca fora do prazo de validade. Após veiculação de matéria, a equipe fez uma checagem de todas as doses aplicadas e as fichas preenchidas e não constatou nenhuma irregularidade.

Sempre é importante destacar que as doses enviadas pelo Governo do Estado são aplicadas imediatamente. A equipe de vacinação também tem em seu protocolo a checagem da data de validade de todos os imunizantes antes da aplicação da dose. O que pode ter ocorrido foi um erro de digitação no sistema.

Vale ressaltar que existem frascos de vacina com dez e cinco doses e a informação veiculada é de que Sapé teria aplicado duas doses fora do prazo de validade. Fato que comprova que não houve utilização de imunizante vencido, pois ao abrir um frasco a equipe tem a obrigação de aplicar todas as doses em até seis horas.

O município de Sapé vem se destacando na vacinação da população. Encontra-se vacinando a faixa etária 44 anos e de acordo com a nota informativa do Estado, está entre os 40 municípios paraibanos que mais vacinam.

Por fim, tranquiliza a população e destaca que o processo de vacinação está sendo realizado com zelo, levando em consideração todos os protocolos.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários