Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


PREFEITURA MUNICIPAL DE GURJÃO POTENCIALIZA POÇOS JÁ EXISTENTES NO MUNICÍPIO



A atual gestão da Prefeitura de Gurjão detectou a existência de poços artesianos inoperantes no território do município. Visando a otimização no uso desses recursos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural vem realizando limpeza e teste de vazão para colocá-los em operação, através de uso de cata-ventos ou bombas submersas.


O prefeito José Elias tem acompanhado o trabalho de reativação dos poços desde o levantamento das informações, o que foi feito a partir de ordem direta sua. Para o prefeito, “não podemos nos dar o direito de termos poços perfurados no município há mais de dez anos, em alguns casos, e não estarmos utilizando os mesmos por falta de não estarem instalados, no momento de grande necessidade de água para o nosso setor produtivo”. 


De acordo com o secretário Orlando Júnior, foram testados e limpos doze poços que já existiam e que, a partir das análises de vazão e da qualidade da água, serão instalados em parceria com o produtor rural e a Prefeitura. Todos os poços, para ter sua revitalização concluída, precisam atender o critério de contemplar todas as necessidades da unidade de produção, no que diz respeito a quantidade e a qualidade da água. O secretário enfatiza que “se conseguirmos instalar os poços existentes no município, estaremos dando um salto qualitativo para permanência do nosso agricultor e produtor rural em suas unidades de produção. Não adianta a perfuração de poços sem que possamos colocar a água disponibilizada pelo poço para uso dos nossos criadores, levando-se em consideração que a mesma atenda a qualidade exigida para seu uso”.


A instalação de poços inativos no município, na atual fase da ação, tem contemplado as comunidades rurais de Latada, Sítio Zé da Silva, Arara, Pascácio, Campo Comprido, Quixaba, Estreito, São Joaquim e Icó.





















Assessoria 


FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários