Brigada do HU de João Pessoa realiza simulações de combate a incêndio

 

Você já imaginou se deparando com um princípio de incêndio? Pense em uma situação ainda mais complicada e que envolva riscos para pacientes de uma unidade hospitalar? Visando a reforçar a capacitação dos integrantes da Brigada de Incêndio e Emergência do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), fundamentais na atuação de sinistros com fogo, estão sendo ofertados treinamentos durante os meses de julho e agosto. 

O curso de reciclagem anual, organizado e promovido pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost), contempla os 120 brigadistas formados que compõem atualmente a Brigada de Incêndio do hospital-escola. Durante esta semana, ocorreram dois momentos, sendo um na terça-feira (2) e outro na sexta-feira (6), no período da tarde. Na ocasião, as turmas – de 20 alunos cada – puderam colocar em prática o manejo no combate a incêndios, com utilização de extintores e hidrantes. 

A fisioterapeuta Anadélia Lopes, que atua na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica e também na Clínica Médica, disse que o curso tem gerado um aprendizado importante e que a experiência proporciona mais segurança para toda a equipe. “Esta é uma oportunidade de aprender mais sobre o assunto. A intenção é evitar que aconteça sinistro e, caso aconteça, a gente possa atuar para tentar proteger nossos pacientes e minimizar os danos”, disse. 

A equipe da Brigada de Incêndio do HULW, formada em 2019, está passando pela reciclagem anual, obrigatória conforme a legislação do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). O treinamento se divide em dois momentos, sendo um referente à teoria e o outro à parte prática contemplando medidas de proteção e combate a incêndio. A segunda etapa refere-se aos cursos teórico e prático de primeiros socorros, marcados para os dias 24 e 27 de agosto.  

Elisandro ressalta que em 2020 não foi possível realizar a reciclagem devido à pandemia que impossibilitou a realização de encontros presenciais. “Treinamentos que envolvam simulação de evacuação serão abordados em detalhes nos futuros treinamentos, com abordagem do protocolo start para triagem de múltiplas vítimas, plano de atendimento a emergências, uso de kit desastre e triagem multivítimas, além de outros”, explicou.  

Para integrar a equipe de brigadistas, o interessado deve apenas preencher ficha de inscrição e termo de adesão voluntária, sendo necessária ainda uma avaliação clínica realizada pela médica do trabalho da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.  

“Conforme o dimensionamento atual, necessitados ter, no mínimo 113 brigadistas. No entanto, temos a necessidade de ampliar o número em alguns setores do hospital. Para isso, iremos realizar a formação de uma nova turma. A participação independe de vínculo empregatício, desde que o colaborador realize atividades nas dependências do HULW”, informou o chefe da Usost, Elisandro Moreira. 

SAIBA MAIS – A Brigada de Incêndios e Emergência é responsável por realizar atividades de inspeção e prevenção de incêndios. Outras atribuições são efetuar simulados de emergência, coordenar a evacuação do prédio em caso de necessidade, realizar o atendimento de primeiros socorros mediante incidentes e colaborar com o Corpo de Bombeiros nas situações de incêndio. 

PARAÍBA.COM



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários