Entidades da PB planejam retomada econômica


 Entidades estratégicas do Estado da Paraíba se reuniram nesta quinta-feira (26) para debater alternativas e iniciar a elaboração de um plano de trabalho para o desenvolvimento do estado, com foco na retomada econômica pós-pandemia. A agenda foi provocada pela deputada Pollyanna Dutra e contou com a presença dos presidentes da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep); Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Paraíba (FACEPB); Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB); Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio); Comissão de Direito Empresarial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) e Secretaria de Planejamento do Governo do Estado.

A agenda de retomada da economia e desenvolvimento pós-pandemia vem sendo pautada pela deputada Pollyanna Dutra desde o ano de 2020, quando iniciou a promoção de debates nesse sentido no âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba. Ao logo dos últimos meses, a parlamentar tem intensificado ações nesse sentido, provocando reuniões com o governo do estado e estabelecendo diálogos com setores produtivos para construção de um plano efetivo de desenvolvimento com a participação de órgãos estratégicos.

“Nós provocamos mais esse momento, dessa vez de forma efetiva, envolvendo todos os atores, para dialogarmos a respeito da necessidade de traçar caminhos estratégicos para que a Paraíba volte a crescer. É preciso descentralizar o desenvolvimento, fomentar os Arranjos Produtivos Locais (APL), pensar em todo o estado e garantir que, após a crise vivenciada há quase dois anos, a Paraíba possa retomar um caminho de desenvolvimento, algo extremamente possível, tendo em vista nossos inúmeros potenciais, que englobam desde a agropecuária e o setor de comércio e serviços, até as energias renováveis (energia eólica e energia solar), que chegaram para ficar. De mãos dadas com cada um desses órgãos, acreditamos que estamos no caminho certo para superação desse momento tão desafiador”, destacou a parlamentar.

Na agenda desta quinta-feira, que marcou o primeiro momento da construção de um plano de trabalho efetivo para o desenvolvimento do estado, os participantes compartilharam sugestões, alternativas e delinearam alguns dos primeiros caminhos para o estado da Paraíba. “Esse foi apenas um primeiro momento, fruto de diversas reuniões estratégicas que fizemos isoladamente. Agora, unimos esses órgãos e vamos trabalhar para dar respostas de curto, médio e longo prazo para nosso estado. ‘A execução supera a estratégia’ (Sam Geist)”, arrematou Dutra, que esteve, na agenda, ao lado de nomes como Buega Gadelha (Fiep); Marcos Procópio (FACEPB); Chico Nunes (Corecon); um representante do senhor Marconi Medeiros (Fecomércio); Mário Borba (Faepa); Petrônio Athayde Neto e Breno de Melo (Comissão de Direito Empresarial da OAB-PB); além do Secretário de Planejamento do Estado, Gilmar Martins.

MaisPB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários