Líder do governo, Bruno Farias destaca aumento de 500% nos leitos de UTI para covid em JP

 

O vereador Bruno Farias (Cidadania), líder da bancada de situação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), elencou algumas ações que vêm sendo empreendidas pelo Governo Municipal para enfrentar os problemas da área de saúde, na Capital. A vacinação de quase 90%  da população adulta da cidade contra a Covid-19 e ampliação dos leitos de UTI foram destacadas durante seu pronunciamento, na sessão ordinária desta quinta-feira (12).

“Em meio a uma pandemia, que pegou a todos de surpresa, o prefeito Cícero Lucena assumiu com apenas 26 leitos de UTI Covid. Esse número foi ampliado em 500%. Hoje, contamos com 196 leitos de UTI”, informou o líder.

De acordo com Bruno Farias, 90% do público-alvo (adultos acima de 18 anos) já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19. “Aplicamos 660 mil doses de vacina. A Prefeitura trabalhou madrugadas a fio para que as vacinas fossem aplicadas. A saúde não se resume à luta contra a Covid, mas, os números dessa batalha pela vida precisam ser registrados. Para fazer frente a essa luta, 1.454 profissionais foram contratados”, destacou.

O parlamentar reconheceu que o município enfrenta problemas na atenção básica, nas Unidades de Saúde da Família (USF), mas, garantiu que ações vêm sendo empreendidas para mudar essa realidade. “Ninguém vai tapar o sol com a peneira. Nós temos imensas dificuldades e grandes desafios a enfrentar na saúde pública de nossa cidade. Mas, o prefeito Cícero Lucena tem encarado de frente os problemas que encontrou e agido de forma corajosa para enfrentá-los”, assegurou.

Bruno Farias afirmou que o atual prefeito recebeu as unidades de saúde sucateadas, e que essa realidade pouco mudou em decorrência da batalha contra a pandemia. “Ainda falta muito a fazer, mas não se consegue fazer tudo de uma vez. Lá no Trauminha, que é um dos calos da saúde pública da nossa Capital, algumas intervenções já foram iniciadas. Foram abertos novos leitos e um novo centro cirúrgico já foi entregue”, citou.

O trabalho humanizado realizado na Maternidade Cândida Vargas também foi destacado pelo vereador. “São 180 leitos, 500 cirurgias realizadas por dia. O acolhimento das mães e o atendimento dispensado aos bebês prematuros é exemplar. Ela é o berço, não apenas dos pessoenses, mas dos paraibanos, porque muitas pessoas de outras cidades também são atendidas lá”, elogiou.

“Na última terça-feira (10), na abertura dos trabalhos desta Casa, o prefeito falou uma frase que pra mim é lapidar: gestão pública é tempo. Mas, não temos tempo. João Pessoa tem pressa, e nós estamos diagnosticando os problemas e enfrentando as dificuldades, uma a uma. Não é fácil, mas o prefeito está encarando de frente”, concluiu Bruno Farias.

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários