Mais de 19 mil pessoas ainda não tomaram a 2ª dose da vacina em João Pessoa e secretaria orienta necessidade de completar ciclo de imunização

 

Pouco mais de 19 mil pessoas ainda tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19 em João Pessoa, de acordo com informações repassadas ao ClickPB, nesta terça-feira (17). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta a população sobre a necessidade de completar o ciclo de imunização. 

Ao todo, 12.062 não tomaram a Astrazeneca/Fiocruz, 4.159 Coronavac/Butantan e e 3.254 da Pfizer/Biontech, totalizando 19.475 pessoas que chegaram ao seu período para tomar a segunda dose, mas não recorreram a nenhum dos postos de vacinação . Segundo o chefe de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, é necessário tomar as duas doses para completar o ciclo de imunização.

“São pessoas que ainda não tomaram a segunda dose. Temos uma lista do número de pessoas que ainda não tomou a segunda dose por cada laboratório”, frisou, em conversa com o ClickPB. Segundo ele, a secretaria tem feito um trabalho para orientar a população sobre a vacinação completa. “Estamos sempre reforçando, chamando a população da importância de completar esses ciclos vacinais, visto que uma dose só não traz uma completa uma soroconversão e há uma necessidade de completar os ciclos vacinais para evitar as formas graves da Covid-19”, orientou.

Ainda de acordo com Virgolino, a secretaria tem convocado a população por meio de entrevistas nos meios de comunicação, mas também nas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de João Pessoa e também um trabalho com os agentes de saúde nas Unidades de Saúde da Família. Equipes têm verificado nas localidades onde pessoas ainda não tomaram a segunda dose para um dos tipos de laboratórios de vacinas. 

É importante destacar que para cada tipo de laboratório há um intervalo entre a primeira e segunda doses. Coronavac/Sinovac/Butantan é de 28 dias. Enquanto Astrazeneca/Oxford/Fiocruz e Pfizer/Biontech é de 90 dias ou três meses. A população pode verificar essas informações no cartão de vacinação. Para tomar a segunda dose basta agendar no aplicativo ou site da Prefeitura de João Pessoa. Caso não consiga, basta se deslocar a até um dos postos de vacinação mais próximo naquele dia. Dúvidas podem ser tirar por meio do WhatsApp da SMS pelo contato 9.8600-4815. 

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários