Ministro do Desenvolvimento Regional garante liberação das águas da Transposição na Paraíba


 O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, garantiu que as águas da transposição do Rio São Francisco estão disponíveis para a Paraíba. De acordo com auxiliar, as águas que chegam ao Rio Piranhas, que banha municípios sertanejos dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, são liberadas sempre que há solicitação do Estado.

“O eixo leste está praticamente concluído e a cidade de Monteiro, a exemplo da região do Sertão, já tem as águas do São Francisco à disposição. Só que elas não perenizam o rio. São  disponibilizadas na medida em que há necessidade, o que é definido pelo Estado através de um acordo de outorga porque há um custo de bombeamento”, explicou.

Em entrevista, o ministro destacou que em cada estado do Nordeste há uma obra importante de segurança hídrica, totalizando pelo menos seis mil obras a exemplo de perfuração de poços, adutoras, tratamento de água, saneamento, entre outras.

O ministro disse ainda que, ainda no governo Temer, foi feito um esforço para que as águas do São Francisco chegassem ao município de Campina Grande permitindo que se evitasse o colapso na cidade. “Hoje o eixo leste está praticamente terminado. O governo Bolsonaro fez investimentos quase R$ 300 milhões no sistema das Vertentes Litorâneas que é uma adutora que corta o Sertão da Paraíba e vai permitir água tratada para mais de 600 mil paraibanos”.

Rogério Marinho também informou que há  pelo menos mais outras duas obras importantes. “O ramal do Apodi que nasce em Cajazeiras e que permitirá as águas do São Francisco para pelo menos dez municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A outra obra que é o Canal do Piancó”, concluiu.

De Olho no Cariri 



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários