Retomada de concursos aquece mercado e anima concurseiros: "a hora de retomar os estudos é agora", diz professor

 

O destino de muitos concursos tanto nacionais quanto locais que tinha se tornado incerto com a pandemia já começa a dar sinais de recuperação. Para o professor Emmanuel Chacon, os próximos meses serão de concursos para diversas áreas e o ano de 2021 promete ser o de retomada, para quem quebrou a rotina de estudos na pandemia. Em entrevista ao ClickPB, nesta quinta-feira (12), o especialista em direito administrativo, que tem uma longa trajetória nas salas de aula de cursos preparatórios, analisou o cenário e destacou que com tantas oportunidades ao horizonte, "a hora de estudar é agora", destacou. 

Sobre a quebra da rotina de estudos influenciada pela suspensão dos certames devido à pandemia da covid-19, o professor explicou que o processo de retomada é essencial. "É natural que as pessoas tenham tido uma quebra no ritmo de estudo com todo o cenário de pandemia, perdas e muitos conflitos. Quem teve essa quebra não precisa se preocupar, porque está todo mundo passando por isso, e é necessário focar na retomada", avaliou.

"Depois da pausa obrigatória que tivemos por causa da pandemia da Covid-19, a expectativa para quem quer fazer concurso público é muito boa. Tínhamos um cenário de restrições de gastos anunciado pelo governo federal que poderiam refletir nos certames. Porém, com essa pausa de um ano e meio, os concursos que haveriam de forma esporádica foram concentrados. Então, os editais tem começado a sair no início de ano e muitos estão previstos para sair no próximo ano. Para quem quer se tornar um servidor público em diversas áreas, a hora de começar a estudar é agora, sem perda de tempo", analisou. 

Para o professor Chacon, as carreiras policiais estão em alta. Ele destaca a iminência de publicação do edital da Polícia Civil da Paraíba que prevê 1.400 vagas em diversas áreas. "Esse ano nós já tivemos concursos de Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Estamos na eminência de sair o edital da Polícia Civil da Paraíba nos próximos dias. Também tem o da Polícia Militar. Temos as carreiras civis e militares que são uma tendência muito forte e são os concursos que mais tem saído. Além disso, tem os concursos das Universidades, como o da UFPB para o próximo ano. Sem contar o do Banco do Brasil, prefeituras, além dos concursos para educação", explicou 

"Sem dúvida quem manteve o ritmo de estudos, mesmo que em um fluxo menor, segue em vantagem para aqueles que vão começar a estudar agora. No entanto, para quem toma a iniciativa de estudar tem chances sim, as possibilidades são muitas também. Temos cinco meses para o fim do ano é tempo suficiente com dedicação para se preparar", disse. 

CLICKPB7


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários