Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Reunião do projeto Cooperar em Sumé discute acesso a água e passagens molhadas

 

O prefeito Éden Duarte participou recentemente de uma reunião na sede do Projeto Cooperar, em Sumé, na Rua Augusto Santa Cruz, para discutir parcerias e a reaplicação de tecnologias sociais utilizadas pelo órgão na região.

Uma pauta voltada especialmente aos produtores rurais, visto que as novas licitações nessa área serão autorizadas pelo governo estadual, mediante visita de campo realizada pelos técnicos do projeto.

Éden destacou a importância de Sumé sediar um órgão de extrema relevância para a região, que reúne 30 municípios. Além disso, ele anunciou também o processo licitatório de 06 passagens molhadas das associações dos sítios: Conceição, Cachoeirinha, Pau D´arco, Caiçara, Pio X, Nove casas, Seis Casas, Três casas, Laginha, Riacho dos Porcos, Várzea da Roça, Formigueiro, Serrote Agudo, Maracajá, Cabeça Branca, Jaguaribe e das Porteiras. Um investimento de mais de R$ 1 milhão e meio.

Para o coordenador geral do Cooperar, Omar Gama, a reunião estreitou ainda mais os laços com a Prefeitura de Sumé e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), Campus de Sumé.

Na ocasião a UFCG apresentou proposta de parceria para troca de experiências na busca do desenvolvimento rural para a região do cariri, como o reuso de águas cinzas, a recuperação de áreas degradas, a produção de biogás e geração de energia solar, aproximando ainda mais a academia da comunidade.

O Cooperar é um programa do Governo do Estado da Paraíba financiado pelo Banco Mundial, com 30 anos de atuação. Neste momento o órgão desenvolve o programa “PB Rural Sustentável” que objetiva principalmente, levar água de qualidade para irrigação e consumo humano através de tecnologias sociais para melhorar a vida do agricultor familiar, construindo alianças com cooperativas e associações, por meio de passagens molhadas e cisternas.

Participaram ainda deste momento, o diretor e o vice-diretor do Campus CDSA, respectivamente, Hugo Morais e Franklin Nóbrega, o gerente regional do Cooperar, Francisco Delgado, o secretário municipal de Obras Décio Bezerra, e o engenheiro agrônomo da Secretaria municipal de Agricultura José Romério.

DE OLHO NO CARIRI



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários