Câmara de Boa Vista aprova projeto de inclusão de comunidade rural no Sistema Adutor da TransParaíba e mesma demanda terá a união do parlamento de São João do Cariri

 

Na manhã deste sábado(14), a Câmara Municipal de Boa Vista realizou mais uma sessão ordinária deste biênio. Em sessão conduzida pelo presidente do Legislativo, o vereador Fernando Aires (PTB), os parlamentares boavistenses aprovaram projetos de lei vindos do Executivo e na oportunidade, aprovaram uma importante demanda que irá beneficiar à população da comunidade do São Joãozinho, zona rural do município, bem como, localidades vizinhas.

Em sua 592ª sessão ordinária, O vereador Fernando Aires deu início a presente sessão e solicitou a leitura da ata da sessão anterior, que foi lida pelo primeiro secretário, o vereador Sebastião Porto. Após a leitura, foi aberta os trabalhos legislativos com a apresentação e discursão  dos requerimentos e projetos de lei do Executivo, que ora, foram todos apreciados e aprovados por unanimidade.

O primeiro projeto de Lei do Executivo nº 025/2021, dispõe sobre a abertura de crédito especial para fim que específica e dá outras providências . O referido projeto foi apreciado e posteriormente aprovado pelos vereadores.

Outro projeto vindo do Executivo foi o PL nº 026/2021, dispõe sobre a criação de Prêmio de Incentivo vinculado à Campanha do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), em sorteio que será realizado pela Prefeitura Municipal. A pauta foi um pedido foi uma solicitação feita por todos os vereadores na sessão anterior.

A sessão ordinária teve prosseguimento e a principal pauta debatida entre os parlamentes foi o requerimento nº066/2021 de autoria de todos os vereadores de Boa Vista, que solicita o projeto de inclusão da comunidade do Sítio São Joãozinho e adjacências, no Ramal Curimataú do Sistema Adutor TransParaíba.

A demanda dos vereadores locais é uma solicitação conjunta com a Câmara Municipal de São João do Cariri, que recentemente aprovaram em sessão o mesmo pedido, solicitando a inclusão do Distrito de Malhada da Roça no sistema adutor. São Joãozinho e Malhada da Roça são comunidades geograficamente vizinhas, e as Câmaras de Boa Vista e São João do Cariri irão se mobilizar para realizarem uma audiência pública, para elaborarem um projeto de estudo e uma solicitação conjunta para tentarem o pleito nas esferas do Poder Estadual e Federal.

Em São João do Cariri, o vereador Hélio Morais em contato com os vereadores de Boa Vista já articulam para a realização de um projeto de estudo, onde será discutido com as autoridades politicas dos dois municípios. As comunidades de São Joãozinho e Malhada da Roça sofrem com a eminente falta d’ água, e com a inclusão das duas comunidades no sistema adutor, iria beneficiar cerca de 1.500 pessoas.

Confira os outros requerimentos apresentados pelos vereadores boavistenses na presente sessão ordinária:

Requerimento 064/2021 – Autoria do Vereador Damião Almeida Silva – Solicita a coleta de lixo na zona rural do município de Boa Vista.

Requerimento 065/2021 – Autoria do Vereador Fred Almeida – Solicita a conclusão do canal entre a Rua Maria Daguia e João Martins.

Moção de Pesar   

O Poder Legislativo Municipal de Boa Vista ainda na presente sessão, apresentou e aprovou por unanimidade, Moção de Pesar pelo falecimentos de entes queridos, todos de autoria da edilidade.

Foram aprovados Moção de Pesar aos familiares da Senhora Francisca Amélia Leite Vitorino, Antônio de Pedro Régis, Heleno Barbosa de Araújo, Rita Gomes Almeida e o Médico Neurocirurgião Rafael Holanda.

Ao final da sessão, o presidente do Legislativo, o vereador Fernando Aires agradeceu a presença dos colegas vereadores, dos populares e dos internautas que prestigiaram em grande número a sessão na qual foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.

 

De Olho no Cariri


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários