CARIRI: 17 cidades da região deverão ser beneficiadas com vagas para curso do Sebrae; veja lista

 


Já estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas de estímulo à inovação para atuar no Projeto Inovação Rural – Bolsas de Extensão Tecnológica do Sebrae. O objetivo é promover a pesquisa e o desenvolvimento de ações inovadoras, com práticas sustentáveis dentro dos pequenos negócios rurais e atuação em rede para promover a cooperação e a governança dos territórios.

As inscrições deverão ser cadastradas, até o dia 3 de outubro, por meio de formulário eletrônico disponível na plataforma WorldLabs, no endereço eletrônico: https://www.worldlabs.org/opportunity/bolsas-de-inovacao-rural/about. Ao todo, o edital prevê 188 vagas distribuídas em sete estados do país, nas modalidades de graduação e pós-graduação em áreas afins ao desenvolvimento do campo.

Na Paraíba, foram destinadas um total de 11 vagas, sendo dez para bolsistas e uma para orientador. As cidades paraibanas que deverão ser beneficiadas com o projeto estão localizadas principalmente no Cariri do estado e, entre elas, estão Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, Amparo, Ouro Velho, Prata, Sumé, Livramento, Parari, Serra Branca, Coxixola, Monteiro, Cabaceiras, Gurjão, Queimadas, Caturité, Barra de Santana, Boqueirão e São José dos Cordeiros. No Brejo, as cidades de Alagoa Nova, Lagoa Seca, Remígio e Esperança também deverão receber a iniciativa.

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, João Bosco, trata-se de um projeto piloto e a Paraíba foi selecionada para participar, ao lado de mais seis. “Teremos dez agentes de desenvolvimento para trabalhar a inovação dentro da propriedade rural, junto aos produtores. É uma oportunidade para ter um olhar mais voltado à inovação e tornar as propriedades mais competitivas. O que os bolsistas puderem captar dentro das propriedades, repassarão aos gestores do projeto, que começarão a atuar com os produtores”, afirmou.

As bolsas têm duração de até 17 meses, com atuação em campo para desenvolver metodologias e melhorias, trazendo soluções e inovações para os pequenos negócios rurais a partir das definições previstas no plano de trabalho apresentado. Podem participar interessados de qualquer estado, contanto que tenham disponibilidade para morar no local de atuação ou ter disponibilidade para residir em localidade próxima pelo período do projeto, com previsão para começar dia 06 de dezembro deste ano.

O resultado de cada etapa será divulgado em data marcada, conforme o cronograma do processo seletivo. O resultado final tem previsão de divulgação no dia 19 de novembro.

Detalhes da seleção 

As oportunidades oferecidas dividem-se em duas categorias de bolsistas, sendo uma para candidatos com graduação que vão receber bolsa de R$ 4 mil e outra para os candidatos com pós-graduação que vão receber bolsa no valor de R$ 6 mil. Para os graduados, a exigência é que tenham até 15 anos de formação em engenharia agronômica, engenharia florestal, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, medicina veterinária, zootécnica, gestão do agronegócio, tecnólogo em agronegócio, tecnólogo em alimentos ou áreas afins das ciências agrárias ou dos alimentos.

No caso dos pós-graduados, é preciso ter formação nas áreas de ciências agrárias ou afins, com experiência em atividade de orientação a bolsistas por no mínimo seis meses em atividades práticas relacionadas a projetos de pesquisa agropecuárias e/ou desenvolvimento rural no Brasil. O candidato interessado poderá se inscrever para uma única vaga, observando atentamente a modalidade da bolsa e o município de atuação.

VITRINE DO CARIRI



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários