Cícero critica decisão do Governo Federal que suspende vacinação de adolescentes


 O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), discordou da decisão do Ministério da Saúde que suspendeu a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes sem comorbidades entre 12 e 17 anos. Nesta sexta-feira (17) o gestor afirmou que aguarda decisão da Comissão Intergestores da Paraíba (CIB) liberando a imunização do grupo no estado.

“Eu particularmente não concordo. Não tenho embasamento científico, mas tenho informações. Por que é que parte do mundo está adotando isso? Qual a diferença das pessoas de 12 anos do mundo para as do Brasil. Acho que a gente tem que buscar um equilíbrio e tentar avançar o máximo possível com os dados técnicos”, disse o prefeito.

Cícero ressaltou que espera que o Ministério da Saúde providencia vacina suficiente para aplicar em toda a população. “Aqui na Paraíba temos pessoas entre 12 e 17 anos que pegaram a variante Delta, até mais que idosos. Isso demonstra que não pode simplesmente ser desprezada a vacinação nessa faixa etária”, pontuou.

O prefeito ressaltou que alguns estados estão imunizando os adolescente sem comorbidades com base em orientação de suas CIB. “Espero que a CIB da Paraíba adote essa postura de vacinar 12+”, afirmou.

A vacinação para os adolescente foi suspensa após emissão de nota técnica do MS na última quarta-feira (17). A recomendação tem por base o fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos.

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários