Conferência de Saúde é realizada em Gurjão trazendo usuários dos serviços para demonstrarem e discutirem seus anseios


Foi realizada no último dia 30 de agosto a VII Conferência de Saúde do Município de Gurjão/PB com a participação da equipe gestora da saúde no município, profissionais da área e população convidada.


Com sugestão do Conselho Municipal de Saúde e após aprovação, a Conferência foi organizada a partir do tema “Fortalecimento da Atenção Básica para ofertar um SUS de Qualidade: Direito do Povo Gurjaense”. Esse tema serviu como base para a palestra do dia com a enfermeira Judite Cristina que discorreu sobre “O SUS e a Atenção Básica na Saúde”. A palestrante iniciou sua fala parabenizando a gestão pela atuação quanto a vacinação contra covid-19 no município. “Não poderíamos deixar de mencionar, diante do estado pandêmico que vivemos, o feito alcançado no município de Gurjão que foi a cobertura vacinal de cem por cento da faixa-etária dezoito mais. Sei que, na imunização, a sensibilização das pessoas não é nada fácil”.


Em sua fala na abertura do evento, o prefeito José Elias destacou a importância do SUS para a nação e lembrou dos trabalhos executados através do CISCO, consórcio que dá grande suporte em várias especialidades médicas, exames, entre outros procedimentos. “O SUS é o grande patrimônio da saúde brasileira. Que nós possamos planejar para que possamos melhorar e oferecer um serviço de qualidade. Nós temos um grande plano de saúde no Cariri, que é o Cisco. Os municípios têm uma participação e tem horário, dia marcados para ser atendidos nas cidades de Serra Branca e Monteiro. É outro grande instrumento de oferecer Saúde à população dos Municípios localizados na região do Cariri. Queremos, durante todo esse dia de hoje apontar para a construção de uma organização financeira que possa se transformar em serviço”, disse o prefeito. O CISCO é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Oriental, regido através de recursos próprios dos municípios consorciados.


Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruna Moura, “É nas conferências que são elencadas o que os usuários precisam para ser desenvolvido dentro do município. Então, é nesse momento que a gente se une com o controle social para ter um melhoramento das ações dos atendimentos na saúde do nosso município. ” Visão compartilhada pela Secretária de Saúde, Patrícia Martins, para quem “a forma mais democrática para discutir nossas diretrizes, a importância e a eficácia do SUS é através das Conferências municipais, estaduais e federais. Eu tenho certeza que daqui sairão propostas, argumentos e projetos para que a gente possa, de forma efetiva, oferecer um serviço de qualidade aos nossos usuários. ” Disse a secretária ao abrir, oficialmente a VII Conferência de Saúde de Gurjão.


Na ocasião, foram discutidos três eixos temáticos relacionados ao tema, dando a oportunidade para que servidores e usuários pudessem elencar ações efetivas para o município. Foi exatamente através da conferência que a Prefeitura proporcionou aos servidores e usuários, a maneira mais democrática para que, de fato, tivessem oportunidade de demonstrar seus anseios no tocante as ações realizadas pelo município no que diz respeito às políticas públicas em saúde.
















FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários