Gêmeas do karatê de Campina Grande se preparam para representar a Paraíba em três competições


 Embaladas pelo sucesso do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, duas atletas de Campina Grande tem se destacado em um esporte milenar. As irmãs Nadiny e Nicoly Agra Ribeiro Araújo, já conquistaram mais de 200 títulos e agora se preparam para novos desafios nos campeonatos paraibano ,  brasileiro e mundial de Karatê. Além das gêmeas, também vai representar a Paraíba, nestas três competições, o karateca Eduardo Filho, o Dudú, um dos jovens faixa preta do Nordeste.

As duas atletas que são faixa marrom, vivem a expectativa de subir no pódio e representar Campina Grande nas competições que irão disputar.  Nicoly e Nadiny, estão confiantes de que irão conseguir bons resultados. Uma das competições de forma presencial, será disputado neste sábado em João Pessoa. Em dezembro, elas podem disputar o Pan Americano em Buenos Aires.

“A expectativa é grande para conquistarmos novos títulos e representarmos bem Campina Grande, e a Zona Leste nas competições que vamos disputar” disse Nadiny.

Entre os desafios enfrentados  por Nicoly e Nadiny nesta pandemia, destaque para a falta de local ideal para treinar.  Isso porque, elas passaram boa parte do tempo impedidas de ir à academia devido às medidas de prevenção ao Covid-19, o que exigiu esforço e determinação. O treinador delas, Jurandir Olimpio, enviava os fundamentos pelo WhatsApp e elas faziam os exercícios em casa.  Recentemente, as duas atletas voltaram a treinar na academia. Atualmente treinam na Equipe Askaki no Bairro Presidente Medici.

A preparação física é feita na Academia Sportfitness, pelos professsores Ribamar e André Luís. Já a preparação éécnica é com Sensei Jurandir Olimpio.

Ao PB Agora, o pai das gêmeas, Raniery Araújo, destacou a força de vontade das atletas, que começaram cedo no esporte. Segundo ele, Nicoly e Nadiny ainda iam completar 8 anos quando começaram a treinar em um projeto social, desenvolvido na Vila Olímpica Plínio Lemos, localizada no bairro onde a gente mora, o José Pinheiro”.

Elas venceram muitos Opens Nacionais. No ano passado, as atletas de Campina Grande venceram o torneio internacional de Karatê virtual. No torneio internacional, realizado pela Federação Carioca, as  irmãs Nadiny e Nicoly Agra e o garoto Eduardo Filho, tiveram um desempenho extraordinário.

As irmãs de 15 anos, competem na mesma categoria. No torneio virtual, Nadiny sagrou-se campeã e Nicoly ficou com a terceira colocação. Já Eduardo Filho, mais conhecido como Duduzinho, 13 anos, conquistou o primeiro lugar.

As competições virtuais de Karatê se restringem ao Kata e funcionam da seguinte forma: O atleta grava um vídeo executando os fundamentos determinados e envia as imagens para os juízes, que avaliam a precisão dos movimentos, o uso correto da força, a velocidade, expansão e contração do corpo. A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores. Depois dessa avaliação, os árbitros escolhem os melhores.

O desempenho dos atletas paraibanos foi elogiado pelos organizadores do evento, Nicoly e Nadiny juntas somam quase 200 títulos. Nadiny foi campeã brasileira em 2018 e Nicoly bi campeã brasileira escolar 2017/2018.

Em 2017, as gêmeas Nadiny Agra e Nicoly Agra, também foram medalhistas no Campeonato Brasileiro em Salvador.  As gêmeas ficaram em 3º lugar no kumitê do CBK e na final do Campeonato Brasileiro Escolar. Nicoly foi campeã no Kata e Kumitê, e Nadiny ficou em 3º no Kumitê. Das seis categorias, as irmãs conseguiram cinco medalhas, sendo três da Nicoly e duas da Nadiny.

Severino Lopes
PB Agora



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários