Por conta da reforma eleitoral, número de partidos pode reduzir e chegar a 12, acredita governador da Paraíba

 


A reforma que mira na redução dos partidos eleitorais deve reduzir o número de legendas. O governador da Paraíba João Azevêdo, disse nesta quarta-feira (22), que acredita que a quantidade total de partidos passe de 35 para 10 ou 12 até o fim deste ano. Siglas menores devem recorrer a fusão ou incorporação.

“Esse cenário de partidos que nós temos hoje, de mais de 35 partidos não teremos mais até o fim do ano por conta das exigências que nós vamos ter para essas eleições. Então, eu não tenho dúvida nenhuma, que na virada do ano nós vamos ter 10 ou 12 partidos. Os outros terão um processo de fusão, um processo de incorporação em busca da permanência da sobrevivência de muitos partidos, que pequenos não terão condições de montar chapa de acordo com as regras atuais”, frisou.

Questionado sobre o Cidadania, João Azevêdo destacou que ao se filiar a legenda assumiu o compromisso com o presidente da legenda nacional de fazer crescer o partido na Paraíba. Nas eleições de 2020 conseguiu eleger 45 prefeitos, 42 vices e 330 vereadores, obtendo o maior número de votos. 

“Eu me sinto extremamente confortável no Cidadania. É claro que qualquer processo de fusão ou de incorporação que possa ser pensado pelo Cidadania isso será discutido a nível nacional, desde a executiva nacional, e nós vamos ter aqui a possibilidade de também emitir a nossa opinião”, disse.

CLICKPB 



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários