Prefeito admite ‘impacto tremendo’ de colapso hídrico em Bananeiras


 O prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra (MDB), previu, na noite desta segunda-feira (06), um grande impacto na cidade com a crise hídrica que atinge o Brejo paraibano.

Hoje, a Cagepa anunciou que vai suspender o abastecimento de água em Solânea e Bananeiras a partir deste mês. Em nota, o órgão afirmou que essa será a última semana do fornecimento em virtude do esvaziamento da barragem de Canafístula.

“O impacto é tremendo. A nossa Barragem que abastece a região está em colapso, haja visto que em tivemos em 2021 um dos piores índices de chuva. O que está faltando é chuva. Precisamos trazer medidas para atender a nossa população. Estamos monitorando toda situação, montamos um cronograma para perfuração de poço. Mas, é um desgaste. Quando falta água, acaba sendo um impacto na economia. O que vai resolver de fato é a uma adutora”, disse em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.

O gestor afirmou que apesar da situação hídrica, os serviços, como o de saúde, não devem ser afetados.

“Nós contamos com uma rede de poços e estamos ampliando essa rede para que esses serviços não sejam interrompidos. Toda falta d’água acarreta problema. Então, nesse sentido, vamos buscar perfurar mais poços em vários pontos estratégicos. A Cagepa tem sido uma parceira. Já destinou caixas d’água e também vai ajudar na perfuração de poços”, frisou.

Governador tranquiliza população 

Durante o programa Conversa com o Governador, direto do Brejo, o governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou medidas e tranquilizou a população. Entre as medidas a longo prazo, o chefe do Poder Executivo disse que o governo construirá uma adutora entre Campina Grande até Esperança e Remígio para levar agua da Transposição até a central de tratamento da barragem de Camará.

“Estamos com um conjunto de medidas sendo tomadas, adotadas, medidas de curto e médio prazo e até de logo prazo. O Brejo pode ficar tranquilo que a maior obra de segurança hídrica para toda essa região ela vai vir de uma adutora que vamos trazer de Campina Grande à Esperança e Remígio levando até uma estação de tratamento que já está pronta lá em Camará. Aí sim, vamos trazer água do São Francisco para essa região”, destacou.

O governador lembrou que por questões climáticas o Brejo tem deixado de ter grandes volumes de chuvas como ocorria no passado.

“Quando se fala do Brejo, o regime de Chuva é muito mais regular e isso não está acontecendo mais. O mundo todo está passando por isso. Estamos sofrendo hoje e temos um conjunto de medidas a serem tomadas”, ponderou.

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários