Presidente da Coreia do Sul considera proibir a prática de comer carne de cachorro

 

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse na segunda-feira que pode haver necessidade de proibir o consumo de carne de cachorro em meio ao debate sobre a prática polêmica e a crescente conscientização sobre os direitos dos animais.

Embora não seja mais tão comum como antes, a carne de cachorro é consumida principalmente por pessoas mais velhas e pode ser comprada em mercados específicos, além de servida em alguns restaurantes tradicionais.

Moon fez os comentários após ser informado pelo Primeiro Ministro Kim Boo-kyum sobre os esforços para melhorar o manejo de animais abandonados e um sistema de registro obrigatório para cães.

“Ele disse que chegou a hora de considerar cuidadosamente uma proibição à carne de cachorro”, disse a porta-voz de Moon, Park Kyung-mee, em um comunicado.

Foi a primeira vez que Moon mencionou uma proibição, o que provavelmente dará um novo impulso ao debate sobre a possibilidade de restringir a prática.

Para aumentar sua popularidade, vários candidatos à presidência prometeram proibir a carne de cachorro nas últimas semanas, especialmente porque os cães se tornaram populares como animais de estimação e grupos de defesa pediram à Coreia do Sul que feche restaurantes e mercados que vendem carne de cachorro.

Lee Jae-myung, governador da província mais populosa do país e um dos principais candidatos à presidência do partido de Moon, prometeu pressionar por uma proibição por meio de consenso social.

Mas Yoon Seok-youl, um líder da oposição, disse que era uma questão de escolha pessoal das pessoas.

Uma pesquisa encomendada pelo grupo de bem-estar animal Aware divulgada este mês disse que 78% dos entrevistados acreditam que a produção e venda de carne de cachorro e gato deve ser proibida e 49% apoiam a proibição do consumo.

No entanto, outra pesquisa da empresa de pesquisa Realmeter descobriu que as pessoas estavam divididas sobre se o governo deveria proibir o consumo de carne de cachorro, embora 59% apoiassem as restrições legais ao abate de cães para consumo humano.

Os vendedores de carne de cachorro insistem no direito à ocupação, dizendo que seu sustento está em risco.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários