Soledade celebra 136 anos com festival de queijo, campeonatos de futebol e ciclismo e lançamento de livro

 

SOLEDADE (PB) completa em 24 de setembro 136 anos de Emancipação Política, mas as comemorações iniciam já nesta quarta-feira (8) e vão até 26 do corrente mês.

A programação inclui I Festival do Queijo, Semana da Cultura, lançamento de um livro e a final da Copa Municipal de futebol de campo.

Com capacitação de produtores e competição entre restaurantes, o Festival de Queijo será o primeiro da cidade e também abrirá o mês de celebração.

Haverá uma exposição do laticínio – que é um dos cartões-postais da culinária de Soledade.

Na mesma semana, será lançado o livro ‘A Flor do Caruá 2’, que traz artigos acadêmicos escritos sobre o município além de textos dos moradores sobre a cidade.

O trabalho é desenvolvido pela doutora pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Maria da Conceição Alves Rodrigues e é apoiado pela Prefeitura de Soledade.

Sendo palco de uma das principais maratonas de ciclismo do Nordeste, é em setembro que acontece no município a 4ª Copa Paraíba Mountain Bike (MTB) ‘Cabra da Peste’.

O evento reunirá atletas de todos os níveis, pertencentes a diversos estados do País.

Ainda durante setembro, haverá mais uma edição da ‘Mostra Soledade’ e live show com Luh Barreto e Banda.

O prefeito do município, Geraldo Moura Ramos (Progressistas), detalha que todo o mês será voltado em destacar as principais características da cidade e da população.

“Somos a terra do queijo, mas vamos além disso e vamos mostrar durante o mês do nosso aniversário. O artesanato, o esporte e a cultura fazem parte da nossa identidade. Vamos celebrar nossas potencialidades, nossa história”, pontua.

Programação 

Entre as ações previstas, estão a distribuição de mudas, a ação educativa sobre a implementação da coleta seletiva, final da Copa Municipal 2021 e 1º Pedal Ecológico.

História de Soledade

Localizada no Curimataú Ocidental, Soledade surgiu a partir da fazenda do português João Gouveia Sousa.

Sua primeira construção, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi um cemitério, que tempos depois passou a contar com uma capela nas proximidades, surgindo a partir daí o povoado.

Elevada a sede de distrito com a denominação de Soledade, o município foi emancipado em 24 de setembro de 1885.

Além da agropecuária, tem no artesanato e comércio os meios de geração de renda e se destaca pela localização privilegiada, às margens da BR-230, e da produção cinematográfica.

Possui mais de 15 mil habitantes, de acordo com IBGE.

HELENO LIMA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO


Comentários