Escola de Teatro Bolshoi chega a João Pessoa na próxima semana


CIDADANIA: Através da Sedhuc, Prefeitura de João Pessoa leva Caravana do Cuidar ao bairro de Cruz das Armas nesta sexta-feira

 

Dando início à programação do mês de outubro, nesta sexta-feira (1º) a Caravana do Cuidar retorna ao bairro de Cruz das Armas. Desta vez, o projeto itinerante – promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) – estará na Rua 4 de Outubro, em frente à Escola Municipal Analice Gonçalves de Carvalho, oferecendo serviços de assistência social, empregabilidade, saúde e direito do consumidor. Os atendimentos são gratuitos e vão acontecer das 8h às 13h.

Esta edição traz uma novidade. Aproveitando a passagem do Dia Internacional do Idoso, celebrado nesta sexta, a Caravana vai emitir a Carteira do Idoso durante todo o mês de outubro. O documento é voltado a pessoas com idade a partir de 60 anos, que tenham renda individual de até dois salários mínimos e sejam inscritas no CadÚnico.

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) estabelece que, para esses idosos de baixa renda, sejam reservadas duas vagas gratuitas em todos os veículos de transporte coletivo interestaduais. Para além dessas vagas, é aplicado um desconto. A regra serve para ônibus, barco e trem.

Assistência – Na Caravana do Cuidar na comunidade Lagoinha, a Sedhuc vai realizar cadastros e atualização de dados no CadÚnico; inscrição de adolescentes e jovens para encaminhamento ao mercado profissional, através do Acessuas Trabalho; além de acompanhamento das famílias atendidas pelo programa Criança Feliz e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A oferta de serviços se amplia com o apoio de parceiros. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) estará presente efetuando inscrições para o Sine-JP e para cursos de empregabilidade. A Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp), por sua vez, disponibilizará aos cidadãos uma equipe da Ouvidoria Municipal, pela qual será possível fazer denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferecerá à população diversos serviços de Atenção Básica e Especializada, como aferição de pressão arterial e glicemia; teste rápido para Covid-19, sífilis, hepatite e HIV; vacinação infantil (atualização de cartão) e adulta; Orientações Práticas Corporais (Vida Saudável); atendimento de saúde bucal; Orientação da Rede de Saúde da Mulher; e auriculoterapia.

Mais parceiros – Já o Procon-JP, atenderá demandas relacionadas à defesa do consumidor, em sua unidade móvel, enquanto a Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) segue contribuindo com as articulações junto às comunidades do entorno do bairro. Para ter acesso à programação, basta apenas levar a documentação pessoal, tanto as versões originais como cópias.

BASTIDORES DA POLITICA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários