Dormir pouco ou demais aumenta risco de morte, aponta estudo; médico dá dicas para se ter um bom sono

 


Dormir menos de seis horas ao dia pode ter graves consequências para a saúde, segundo um estudo britânico. Quem dorme pouco corre um risco 12% maior de morrer em um prazo de 25 anos do que os que descansam entre seis e oito horas à noite. Para falar sobre o tema foi ouvido o médico Malcolm Schantz onde afirma que os problemas que afetam pessoas noturnas são um “problema de saúde pública que não pode mais ser ignorado”.

Dormir demais também é arriscado. Os cientistas também encontraram relação entre as mortes precoces e sono superior a nove horas, embora não considerem que essa prática possa desencadear doenças. Portanto, o ideal é dormir entre seis e oito horas por dia.

Do estudo, realizado pelo Programa de Sono, Saúde e Sociedade da Universidade de Warwick e do Centro de Pesquisa do Sono de Loughborough, ambos da Inglaterra, participaram 1,5 milhão de pessoas.

Segundo os cientistas, cerca de 40% a 70% do ritmo circadiano de uma pessoa (ou relógio biológico) é herdado geneticamente – o resto é influenciado pelo ambiente onde a pessoa vive e pela idade. “Parte de você não tem nenhum controle sobre isso, mas outra parte tem”, afirma o médico.

Entre as dicas que o médico recomenda para “ajustar” o relógio biológico, estão:

  • Tente ficar exposto à luz logo cedo e evitá-la tarde da noite
  • Tente manter um horário fixo para ir dormir todo dia e não se permita atrasar muito nesse horário
  • Seja disciplinado sobre um estilo de vida saudável e reconheça a importância da hora de dormir
  • Faça as coisas mais cedo e tente evitar ser uma pessoa de hábitos noturnos o máximo que você puder
PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários