Empreender PB lança projeto Incubadora Social na comunidade Caiana dos Crioulos

 


O Governo do Estado, por meio do Programa Empreender PB, realizou, nessa quarta-feira (27), em Alagoa Grande, assinaturas de 18 contratos pelo projeto Incubadora Social, representando um investimento de aproximadamente R$ 97 mil. O Projeto Incubadora Social tem o objetivo de estimular a capacidade empreendedora das pessoas e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região na qual estão inseridas, através do crédito produtivo e orientado. 


O Incubadora Social conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB) e Sebrae Paraíba. Estiveram presentes na solenidade o secretário executivo de Empreendedorismo, Fabrício Feitosa; a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a deputada estadual Pollyanna Dutra, a gerente regional do Sebrae de Guarabira, Jaci Viana, entre outras autoridades.

A finalidade do Projeto é identificar os arranjos produtivos locais do Estado da Paraíba, desenvolver espaços comuns para acolher negócios de diversas áreas, oferecer capacitação e viabilizar o acesso ao crédito produtivo e orientado através do Empreender PB.

De acordo com o secretário executivo de Empreendedorismo, Fabrício Feitosa, as pessoas atendidas nesse projeto contam com suporte técnico para que o recebimento do crédito seja de forma qualificada e consciente. “Hoje nós estamos realizando o Projeto Piloto da Incubadora Social. O objetivo é beneficiar essas comunidades, a exemplo da Comunidade Caiana dos Crioulos. O crédito é a finalidade do Programa Empreender PB, mas nós também buscamos, junto com as parcerias, capacitar essas pessoas para que elas sejam orientadas.  A nossa ideia é que o Programa possa buscar parcerias para estar presente em outros arranjos produtivos do nosso Estado com a Incubadora Social, para assim contribuir com o desenvolvimento sustentável da região inserida e influenciar a transformação na vida das pessoas”, explicou.

A secretária Lídia Moura, por sua vez, destacou as políticas para as comunidades tradicionais, as comunidades quilombolas, indígenas e ciganas alojadas na Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. “A pasta vem trabalhando desde a construção do Plano Estadual Para Igualdade Racial e várias outras políticas para fomentar e trazer desenvolvimento para as comunidades. Na comunidade Caiana dos Crioulos, ficamos muito tempo sem respostas efetivas. Verificamos que há várias pessoas integrantes da comunidade que atuam fazendo várias produções interessantes. E nessa parceria que existe entre a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana com a Secretaria Executiva de Empreendedorismo, foi possível atender um grupo dessa comunidade com linhas de crédito tanto para mulheres quanto para a juventude.  Então é um trabalho que vem para ficar, porque por si só ele vai trazer para essa comunidade também um processo de transformação, uma formação, também um processo de que isso vai se transformar em riqueza, vai se transformar em uma produção sustentável, é isso que desejamos”, comentou.

A gerente regional do Sebrae de Guarabira, Jaci Viana, ressaltou que o projeto traz resgate para a cultura da comunidade, incentiva o empreendedorismo e desperta nas mulheres o empoderamento: “Temos o propósito de disseminar a cultura do empreendedorismo e valorizar o que a comunidade tem de melhor: a sua cultura, a sua gastronomia. Esse Projeto Incubadora Social vem para fomentar ainda mais essa comunidade, com o propósito de desenvolver cada vez mais e fortalecer a sua cultura. A parceria com o Empreender PB é fundamental pois sabemos da importância do recurso para iniciar a atividade. E a importância da capacitação, de como aplicar esse recurso é importante para que eles possam ampliar negócios já existentes ou até mesmo criar novos negócios e ter resultados.” 

De acordo com a deputada estadual Pollyanna Dutra, o projeto da Incubadora Social é uma questão de justiça social e de direitos. “Nós fomentamos um arranjo produtivo local que é formado por mulheres negras, um quilombo e esse é o papel da política: Trazer o direito a quem foi negado há tanto tempo. Trazer a renda, trazer a cidadania, trazer o alcance do poder público para chegar junto dessas comunidades. Nós que compomos a política, compomos a base de sustentação do governador João Azevêdo, entendemos que a pobreza se relaciona não só com a ausência da renda, mas uma série de fatores. E o governo chega proporcionando qualificação profissional, acesso à renda, acesso direcionado a um crédito que até então é uma profissão que está sendo gerada, desenvolvida e fomentada nesse quilombo. É importante deixar o cidadão por si só abrir o seu próprio caminho”, ressaltou.

O projeto piloto foi implantado na Comunidade Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, que atualmente possui 130 famílias habitantes e uma população média de aproximadamente 650 pessoas. Além das culturas de subsistência, como feijão, fava, milho, mandioca, inhame e batata-doce, a comunidade mantém a criação de animais e a fruticultura.

SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários