IBGE: Volume de vendas na Paraíba tem 2ª maior redução do Nordeste em agosto

 


O volume de vendas do comércio varejista paraibano registrou a 2ª maior redução do Nordeste, em agosto, frente a julho, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (6), pelo IBGE. Na região, a retração de 2,1% só foi menos intensa que a observada em Pernambuco (-2,6%). Contudo, o índice foi melhor que a média nacional (-3,1%).

O movimento de queda foi verificado em 24 das 27 unidades da federação. O recuo paraibano no período foi acompanhado pela receita nominal do setor no estado, que diminuiu 0,6%. A média nacional também apresentou saldo negativo (-1,8%).

No acumulado de 12 meses, a variação estadual do volume de vendas foi de 1,1%, abaixo da média brasileira (5%). Já a receita nominal do comércio varejista teve alta de 11% no período, também inferior à média geral do país (15,6%).

Até agosto, o volume de vendas do ramo apresentava, em relação aos outros estados do Nordeste, a menor variação acumulada no ano (0,2%). O índice da receita (11,5%) ocupava a mesma posição no ranking regional.

Varejo ampliado 

Por sua vez, ocomércio varejista ampliado paraibano – que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – teve um saldo positivo tanto no volume de vendas (0,8%), como na receita nominal (2,7%), em agosto diante dos resultados de julho. Os indicadores contrastam com as reduções constatadas no cenário nacional, de 2,5% e 1,4%, respectivamente.

Por outro lado, no acumulado de 12 meses, os índices brasileiros no volume de vendas (8%) e na receita (19,3%), foram maiores que os observados para o setor, na Paraíba, de 7,1% e 17,3%, respectivamente.  

Da Redação com IBGE




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários