Mais de 2 mil exames de mama devem ser realizados no Centro de Diagnóstico do Câncer, em João Pessoa, durante o mês de outubro

 


Durante o mês de outubro, as mulheres acima de 40 anos na Paraíba poderão realizar exames de mama no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa. O Governo do Estado, que gerencia a instituição, espera realizar 100 mamografias de rastreamento por dia no local que é aberto diariamente, das 7h às 19h.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o centro oferece consultas com mastologista, pela manhã e à tarde, e também realização de biópsias dos nódulos mamários suspeitos para câncer, diagnosticados em mamografia e ultrassonografia.

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) é o serviço de referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, oportunizando às mulheres paraibanas a cura do câncer mamário. 

Em um único local, a mulher tem a oportunidade de realizar todos os exames para o diagnóstico precoce do câncer de mama, desde mastologista; mamografia; ultrassonografia; punção de cisto mamário; biópsia de mama, através de procedimento minimamente invasivo e anatomopatológico (exame que vai confirmar ou não se a lesão é positiva para câncer). 

"Todo exame de mamografia e/ou ultrassonografia, feito na Paraíba, que resultou em lesão mamária (nodular) suspeita para câncer, tem atendimento prioritário, não necessitando de protocolos regulatórios, porque deve ser imediata a investigação diagnóstica, através do procedimento PAAG – Punção Aspirativa por Agulha Grossa. Essa rapidez no atendimento faz toda a diferença quando se trata de câncer de mama”, explicou diretora geral do CEDC, Roseane Machado. 

O CEDC fica localizado na Avenida Duarte da Silveira, no Centro da capital, mas em breve terá novo endereço na Avenida Epitácio Pessoa, com uma infraestrutura mais ampliada, oferecendo mais conforto aos usuários do SUS.

Dentro da programação do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde recomenda a todos os municípios para participarem das mobilizações, com ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo de útero nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e esclarecimentos sobre o tema.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários