NO ALTIPLANO: Prefeitura de João Pessoa promove primeira feira da agricultura familiar por meio do programa ‘Eu Posso Semear’

 

A Prefeitura de João Pessoa lançou oficialmente, nesta sexta-feira (22), o ‘Eu Posso Semear’. O programa – promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) – visa fomentar as atividades dos pequenos produtores rurais do município, dando-lhes assistência durante toda a cadeia produtiva. Cerca de 250 agricultores já estão sendo beneficiados pelas ações. Dez deles estiveram comercializando suas colheitas na primeira edição da Feira da Agricultura Familiar, realizada na manhã de hoje, em estrutura montada na praça Padre João Andriola, no Altiplano. O projeto é itinerante e se repetirá todas as sextas, passando por diversas localidades da capital.

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, esteve presente na feira, e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela gestão municipal, através das equipes técnicas da Sedest. “Com essa iniciativa, a Prefeitura presta assistência desde a distribuição de sementes até a sua colheita, e também podendo montar pontos, com o suporte de um ônibus adaptado, que vai rodar os bairros da cidade, para que esses comerciantes possam vender seus produtos. Fico muito feliz em estarmos aqui trazendo mais essa novidade para João Pessoa”, disse.

Entre os produtores que participaram da feira nesta sexta, estava Lindaci Maria da Silva, que reside no Sítio Gramame. Ela sempre trabalhou na agricultura e, ao participar de uma reunião com colegas do campo e a equipe do Eu Posso Semear, foi convidada para entrar no programa. “Há três meses, recebi sementes de feijão verde e hortaliças. Hoje estou aqui justamente vendendo o que colhi. Como as sementes foram doadas, já não temos despesa para comprá-las. E isso tem sido muito importante para mim”, acrescentou.

Assistência – O produtor Manoel Luís também tem uma larga experiência na agricultura. Há 19 anos, ele trabalha na feira do Valentina com a família. “Com a pandemia, tivemos que parar. Estamos recomeçando agora e o Eu Posso Semear está nos ajudando bastante com o corte de terra, a distribuição de sementes, terraplanagem, o transporte dos produtos e até a criação de feiras como essa, para que possamos vender. O apoio tem sido total”, destacou.

Orgânicos – A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, destacou que todos os produtos comercializados na Feira da Agricultura Familiar são livres de agrotóxicos. “Estamos aqui lidando com frutas, raízes e folheosas orgânicas, 100% naturais, colhidas hoje e transportadas de maneira adequada por nossa equipe técnica. Com isso, além de estimular o protagonismo desses produtores em seus negócios, oferecemos à população uma alimentação saudável e de qualidade”, frisou.

A advogada Yasmin Monteiro foi uma das primeiras clientes da feira e elogiou a ideia. “Moro aqui perto e tomei conhecimento do projeto hoje cedo, quando estava passeando com o cachorro pela praça. Acabei voltando para fazer compras. Lá em casa, sempre damos prioridade aos produtos orgânicos. Por isso, achei a iniciativa maravilhosa”, contou.

Programação – Na próxima sexta-feira (29), os agricultores estarão novamente na Praça Padre João Andriola, no Altiplano. Depois, a feira seguirá para outras localidades da cidade, acontecendo semanalmente, sempre às sextas-feiras, das 6h às 12h.

BASTIDORES DO POLITICA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários