Paraíba inicia inquérito epidemiológico nas escolas de ensino infantil nesta segunda-feira


Nesta segunda-feira (25) serão realizadas as primeiras testagens do inquérito sorológico nas escolas da Paraíba. Inicialmente, dois Centros de Referência da Educação Infantil (CREIs): Adalgisa Vieira e Daura Santiago, nos bairros de Cruz das Armas e Colinas do Sul, em João Pessoa farão parte da pesquisa. Em cada unidade, foram sorteados 20 estudantes e 10 professores. 

Nas semanas seguintes, a pesquisa alcançará os demais níveis de educação até chegar no ensino superior, no mês de dezembro. Essa será uma etapa do programa Continuar Cuidando, dessa vez, com enfoque na educação, que entrevistará e testará para Covid-19, entre os meses de outubro e dezembro, estudantes e professores das escolas públicas e particulares de todos os níveis de ensino do estado. A primeira etapa contempla as escolas de educação infantil e a participação deste público acontecerá entre os dias 25 e 29 de outubro.

Participarão da pesquisa quase 42 mil pessoas pertencentes a 1.120 instituições de ensino de 189 municípios do estado. A ideia é oferecer um maior nível de confiabilidade no planejamento e retomada das atividades escolares presenciais, que está sendo gradativa. A iniciativa é fruto da parceria entre as Secretarias Estaduais de Saúde e Educação e da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).

Por meio do inquérito, que compreende entrevista e realização de testes para detecção de Covid-19, a Paraíba busca conhecer a circulação do vírus no ambiente educacional, garantindo um local seguro e protegido para desenvolvimento destas atividades no estado.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, esse processo é necessário para monitorar o nível de segurança desses ambientes para garantir que as atividades não tragam risco à saúde dos alunos, professores e seus familiares. Os resultados vão trazer informações que ajudarão na elaboração do cronograma de atividades educacionais em todo estado. " Se a criança pela qual você é responsável foi sorteada, colabore com esse momento e autorize a participação dela na pesquisa”, destaca.

 Clickpb 



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários