Quando se fala nos institutos federais, muitas pessoas pensam imediatamente em ensino técnico e profissionalizante gratuito e de qualidade. A associação está correta, mas o que pouca gente sabe é que nessas instituições também se faz pesquisa de alto nível e de reconhecimento internacional. Prova disso está no resultado obtido pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) no ranking internacional AD Scientific Index 2021: doze pesquisadores da instituição foram citados entre os cientistas mais influentes do mundo.
O Alper-Doger Scientific Index (AD Scientific Index) é um sistema de análise baseado na relevância científica dos pesquisadores. O ranking também avalia o impacto das pesquisas na área de atuação dos cientistas e classifica as instituições de acordo com as características dos pesquisadores que fazem parte delas. O principal indicador utilizado para classificar os pesquisadores é o “H Index”, que mede o impacto da produção científica com base na quantidade de citações dos trabalhos dos pesquisadores e no referenciamento em periódicos de impacto internacional.
Os dados presentes nos rankings se referem tanto à performance dos últimos cinco anos quanto a de toda a carreira dos pesquisadores. O levantamento apontou os cientistas mais bem posicionados em onze regiões do mundo: África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Liga Árabe, EECA, BRICS, USAN e COMESA.
Comentários
Postar um comentário