Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


População de João Pessoa aproveita ‘Dia D’ para vacinar pets contra a raiva animal


  Prefeitura de João Pessoa disponibiliza 155 pontos de imunização distribuídos pela cidade, até 17h deste sábado (9), no ‘Dia D’ da campanha de vacinação antirrábica. Aproximadamente 600 profissionais estão mobilizados o dia inteiro para atender à população que vai levar seus pets para serem imunizados contra a raiva animal. Este ano, a campanha tem como meta vacinar 80 mil bichos, entre cães e gatos.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Capital, Pollyana Dantas, os felinos e caninos devem ser imunizados a partir dos três meses de vida. “A raiva é uma doença que está controlada, mas não foi erradicada. Então é fundamental que os responsáveis tragam seus animais, mantenham a vacinação deles em dia, procurando sempre fazer no mesmo período em que foi feito no ano anterior”, destacou.

A servidora pública Nilcione Maciel foi uma das primeiras a comparecer no ponto de vacinação do CCZ, localizado no bairro dos Bancários, para imunizar seu cachorrinho.

“É a primeira vez que ele está sendo vacinado, pois ainda não tem um ano. Mas com certeza vou trazer todos os anos para proteger tanto a saúde dele, quanto da minha família”, afirmou Nilcione.

Morador dos Bancários, José Fernandes e seu filho Michel também não deixaram de levar o cãozinho Chico, de quatro anos, para receber a vacina. “Todos os anos trazemos o Chico para ser vacinado e aconselho que todas as pessoas que tenham gato ou cachorro em casa também façam isso. É rápido e vai proteger a saúde do animal”, disse.

“Acho muito importante que meus pets estejam vacinados e considero, também, uma demonstração de amor e cuidado com eles”, comentou a administradora Jussara Moara, que cria um gato e um cachorro.

A gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses lembra, ainda, que se o animal estiver debilitado ou a fêmea estiver gestante não deverá receber a vacina. “Isso será avaliado pela equipe no momento da vacinação e, após o restabelecimento do animal, ele poderá ser imunizado”, explicou Pollyana Dantas.

Quem não conseguir ir a um dos pontos de vacina disponíveis neste sábado (9), poderá levar seu animal para imunizar de segunda a sexta-feira no posto fixo instalado no CCZ, localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, Bancários. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é o (83) 3214-3459.

Vacinação itinerante - O CCZ vai disponibilizar um serviço de vacinação itinerante para as pessoas que criam a partir de oito animais. Dessa forma, elas não precisarão se deslocar até o posto de vacinação e seus pets serão imunizados em casa. Para se cadastrar, basta comparecer ao CCZ, a partir da próxima quarta-feira (13), no horário de funcionamento.

Raiva animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários