Acidentes com animais peçonhentos podem aumentar no verão; especialistas dão dicas de como evitar

 


No Brasil, o verão é a estação que marca o início do ano, trazendo calor e maior umidade. O clima, no entanto, também favorece o aumento da proliferação dos animais peçonhentos e dos insetos. Os riscos desse fenômeno são perceptíveis. Em meses com tempo mais chuvoso, os animais podem procurar abrigo nas residências mais próximas. Para falar sobre esse tema e dar dicas de prevenção de acidentes com esses animais foi procurado o coordenador adjunto do Ceatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) e farmacêutico, Luiz Carlos Costa e o médico veterinário, Marcelo Paiva.

Segundo os especialistas, em um país tropical como o Brasil, a atenção tem que ser redobrada quanto ao aumento no número de tais animais. “Os demais casos de animais peçonhentos, ou seja, com plantas tóxicas, produtos químicos industriais, domissanitários, agrotóxicos agrícolas e domésticos, além de medicamentos, o paciente deve procurar hospitais de urgência e emergência”, comentou Luiz Carlos, destacando que no ano passado, foram registrados, em João Pessoa, 2.421 casos de picadas de escorpião, 119 de serpente e 64 de aranha.

O coordenador do Ceatox destaca também que caso haja um acidente com uma pessoa os familiares devem levar o paciente o mais rápido possível para o hospital e ligar para o Ceatox para as orientações, de preferência.

O médico veterinário Marcelo Paiva, explica as influências decorrentes da mudança climática. “Entre as causas, podemos citar a maior atividade deles durante períodos mais quentes, o período reprodutivo de algumas espécies e também as chuvas, alagamentos e queimadas, que podem provocar desalojamento desses animais e a entrada deles em residências na procura de novo alojamento”.

Os animais que mais aparecem em ambientes urbanos, segundo Marcelo, são baratas, ratos e, entre os peçonhentos, o escorpião. Segundo Marcelo, eles se adaptam à convivência com o ser humano e, para evitar as consequências negativas disso, é recomendado que as famílias se conscientizem para não oferecer aos animais os “quatro A’s”, que significam “Abrigo, Acesso, Alimento e Água”, que são grandes atrativos destes animais.

Dicas de como evitar acidentes?

  • Impedir o acúmulo de folhas secas, lixo, madeiras e materiais de construção;
  • Vedar as soleiras das portas;
  • Instalar telas ou tampas de proteção nos ralos, pias ou tanques;
  • Manter o lixo em recipientes fechados;
  • Usar luvas resistentes e calçados quando for manusear materiais acumulados por longo período, entulho e em atividades de jardinagem;
  • Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usar;
  • Telar janelas;
  • Rebocar vãos e frestas em paredes;
  • Não deixar restos de alimentos na casa e manter recipientes de alimentos bem fechados;
  • Evitar deixar entulhos, vãos em paredes ocas, ou qualquer material que possa servir de abrigo para a colmeia;
  • E não manter recipientes com água acessível, lembrando de vedar as caixas d’água.
PB AGORA






FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários