Ataque com faca deixa três feridos em trem na Alemanha

 

Várias pessoas ficaram feridas neste sábado (6), em um ataque com arma branca cometido por um homem em um trem de alta velocidade na região da Baviera, na Alemanha, segundo informou a polícia local, acrescentando que o agressor foi detido.

"Segundo as primeiras informações, várias pessoas ficaram feridas", disse a polícia, em um comunicado, garantindo que "o perigo já passou".

Pelo menos três pessoas ficaram feridas, duas delas gravemente, de acordo com o jornal Bild. Nenhuma delas corre risco de morte, disse um porta-voz da polícia à AFP.

Ainda não há informações sobre o homem preso. Segundo o Bild, ele tem 27 anos, é "de origem árabe" e parecia sofrer de transtornos psiquiátricos.

Depois do ataque, o trem de alta velocidade ficou parado na estação de Seubersdorf, no sul do país, e um grande dispositivo policial foi mobilizado.

"Este ataque com faca é horrível", declarou o ministro do Interior, Horst Seehofer.

"Gostaria de agradecer a todos, especialmente à polícia e ao pessoal do trem, por sua atuação corajosa, que evitou algo pior", acrescentou, no Twitter.

"O motivo do crime ainda não está claro e será determinado agora", prometeu.

Temor por ataques
A Alemanha enfrenta ataques de duas origens há vários anos: o jihadismo e a extrema direita.

As autoridades alemãs estão especialmente vigilantes à ameaça islamista, sobretudo, desde dezembro de 2016. Neste mês, um atentado com um caminhão, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, deixou 12 mortos. Foi o mais letal ataque jihadista em solo alemão.

Desde 2000, as autoridades alemãs frustraram 23 dessas tentativas, disse o ministro do Interior.

Desde 2013, o número de islâmicos considerados perigosos na Alemanha aumentou cinco vezes, chegando a 615, de acordo com o Ministério do Interior.

Vários dos atentados, ou das tentativas de atentado, foram cometidos por demandantes de asilo — um tunisiano, um sírio e um afegão — que chegaram à Alemanha durante a crise migratória de 2015.

À época, a chanceler Angela Merkel abriu as portas do país para cerca de 900.000 solicitantes de asilo.

As autoridades ressaltam, porém, que nenhum dos autores destes ataques chegou à Europa com ordens do Estado Islâmico, diferentemente dos agressores do 13 de novembro de 2015, em Paris. Na Alemanha, todos eles parecem ter organizado seus atos sozinhos.

A Alemanha continua a ser um alvo para os grupos jihadistas, em especial por sua participação na coalizão que combate o EI no Iraque e na Síria e por sua presença no Afeganistão até agosto passado.

CLCKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários