Brasil confirma bloqueio para seis países africanos por causa da variante ômicron

 

Na noite do último sábado (27) o Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou a decisão do Governo Federal de fechar as fronteiras brasileiras para seis países do continente africano. A decisão foi tomada após a confirmação de casos da nova variante da Covid-19 A B.1.1.529, agora chamada de variante ômicron, em países europeus. Assim passageiros vindos de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue sofrerão com as restrições para entrar no Brasil.

De acordo com Ciro Nogueira, a decisão foi tomada em conjunto pela Casa Civil e pelos ministérios de Infraestrutura, Saúde e Justiça e Segurança Pública.

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, disse Nogueira em rede social.

Questionada, a Anvisa informou que só vai se manifestar após a publicação das regras no “Diário Oficial”.

A lista de países incluídos no bloqueio é similar à divulgada pelo governo dos Estados Unidos na tarde desta sexta. A administração do presidente Joe Biden, no entanto, incluiu também os passageiros oriundos de Moçambique e do Malawi.

Também nesta sexta, o Canadá proibiu a entrada de viajantes oriundos do sul da África: “Devemos agir rapidamente para proteger os canadenses”, explicou o ministro da Saúde, Jean Yves Duclos em entrevista coletiva.

Na quinta-feira, o Reino Unido restringiu viagens à África do Sul e mais cinco países do continente. Nesta sexta, a Comissão Europeia propôs a suspensão dos voos do sul da África para a União Europeia.

A Alemanha anunciou que não aceitará a entrada de viajantes procedentes da África do Sul e a Itália informou a proibição de entrada em seu território de qualquer pessoa que esteve em 7 nações do sul da África nos últimos 14 dias.

G1


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários