Câmara de Itatuba sedia simpósio da Fundação Ulysses Guimarães com participação ativa do Parlamento Jovem

 


Na noite da quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Itatuba, tendo como anfitrião o presidente Aécio Cavalcante (MDB), sediou o Simpósio “Diversidade e Inclusão” com participação efetiva do Parlamento Jovem. O evento foi organizado pela Fundação Ulysses Guimarães, marcando o início da programação alusiva ao mês da Consciência Negra, e contou com a presença do presidente da instituição na Paraíba, o deputado estadual Raniery Paulino (MDB), em sessão bastante prestigiada.


A jovem parlamentar Andreyna Sulamytta deu as boas vindas aos expositores e convidados, com mensagem empoderada e de representatividade, enaltecendo que, para além das diferenças, todos somos iguais, unidos pela humanidade.

Raniery Paulino, presidente da Fundação Ulysses Guimarães na Paraíba, destacou o momento como sendo “uma noite para guardar na memória, pela densidade das exposições”, disse. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar a iniciativa do legislativo itatubense em criar o Parlamento Jovem, único em atuação na Paraíba, de acordo com a União Brasileira de Vereadores. O deputado afirmou estar encantado com a produção dos jovens parlamentares e deixou convite para que eles possam visitar a Assembleia Legislativa da Paraíba assim que os protocolos sanitários permitam.

Representando do Parlamento Jovem nas exposições do Simpósio, Osvaldo Filho, 1º Secretário, abordou a importância de debates acerca da igualdade e da inclusão. “A princípio, eles não deveriam haver. Pois, estamos falando de pessoas e grupos sociais. Naturalmente, esses grupos deveriam estar inclusos e representados, mas a injustiça e a padronização social acabam por marginalizá-los. Nossa missão é buscar não permitir isso. É bizarro saber que as mulheres são a maioria da população no país, mas ocupam tão pouco espaço na política. Independentemente de nossas crenças religiosas, outras convicções e locais de fala, é necessário respeitar e incluir a comunidade LGBTQIA+,  as mulheres, os negros, os deficientes, todos e todas, nas discussões e transformações à criação de uma sociedade justa e igualitária”, disse.

A advogada Gabriela Oliveira discursou sobre as lutas das mulheres pela conquista da igualdade de gênero e a rotina como operadora do Direito enquanto mulher negra. Ela se disse fortalecida com o evento e que sente mais segurança em ambientes com mulheres também presentes e atuantes. 

Já o presidente da Juventude do MDB da Paraíba, Rique Peres, assegurou que o evento foi “um momento de debate muito importante para estarmos conversando sobre respeito às diferenças em nossa sociedade, tão diversa e tão plural, que para além da nossa relação e postura enquanto indivíduos, como sociedade, estarmos reiterando a necessidade do olhar do poder público para todos, todas e todos os lugares”, disse.

Danilo Ribeiro, coordenador de ensino à distância da Fundação Ulysses Guimarães na Paraíba, apresentou os cursos oferecidos pela instituição e a deixou de portas abertas para formação de turmas e parcerias na cidade, reforçando que toda a plataforma de ensino é gratuita e aberta à comunidade.

O presidente do MDB Afro da Paraíba, Igor Bento, fez exposição sobre desigualdade racial do Brasil, com destaque para a crescente escalada de violência vitimando a população negra e a disparidade salarial entre negros e brancos.

Para a presidente do Parlamento Jovem de Itatuba, Mariana Izabell, a noite proporcionou representatividade, sobretudo para mulheres negras, e enalteceu a atuação do Poder Legislativo de Itatuba na busca por igualdade e pluralidade.

O presidente da Câmara Municipal de Itatuba, Aécio Cavalcante (MDB), pontuou que o simpósio é uma semente plantada na cidade e que outros eventos virão. “Assim como já estamos colhendo bons frutos com a chegada do Parlamento Jovem, temos certeza de que o Simpósio da FUG é uma semente capaz gerar uma grandiosa colheita de transformação e melhoria do município e região. Esse simpósio, inédito em nossa cidade, é apenas o início”, assegurou o anfitrião do evento, relembrando que a turma pioneira do Parlamento Jovem possui igualdade de gênero na distribuição de vagas.

Também estiveram presentes no Simpósio “Diversidade e Inclusão” a vereadora Leninha (PSC), o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itatuba, Igor Rafael, o vereador de Riachão do Bacamarte, Roberlan Martins (Cidadania), a historiadora Ana Maria Higino Martins e membros do Parlamento Jovem e comunidade civil organizada.




ASCOM / Parlamento Jovem / Sinaldo Luna




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários