Prefeito Chico de Eulina participa do “Verão do Foguete” em Cabedelo ao lado do senador Efraim Filho
Prefeito Chico de Eulina participa do “Verão do Foguete” em Cabedelo ao lado do senador Efraim Filho
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Com esse equipamento adquirido, a STTP passará a contar com 39 câmeras de monitoramento, o que vai facilitar o trabalho de fiscalização e planejamento de trânsito em Campina Grande.
A instalação e a manutenção das câmeras, por um período de dois anos, não gerarão custos para o erário municipal. Após esse período, o material será doado à PMCG.
Os equipamentos contam com tecnologia de inteligência artificial e serão um reforço para a gestão da segurança viária e pública do município.
A iniciativa é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Superintendência Regional de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Os recursos envolvidos na iniciativa são da ordem de R$ 2 milhões.
O prefeito Bruno Cunha Lima participou do lançamento do projeto, na última sexta-feira, 5, no Teatro Facisa. Segundo Bruno, o objetivo é que o projeto contribua para melhorar a segurança pública da região central de Campina Grande, oferecendo bem-estar aos cidadãos e ao comércio local, além de servir de referência para outros gestores públicos.
“Por meio desse projeto, gestores conhecerão as funcionalidades das tecnologias de cidade inteligente e os resultados atrelados a elas, mesmo porque Campina Grande é referência no campo tecnológico. Assim, por meio da inovação, temos como meta melhorar a qualidade de vida do nosso povo e resolver os problemas ou demandas coletivos”, afirmou.
O presidente da ABDI, Igor Calvet; o superintendente interino da Sudene, Raimundo Gomes de Matos; o vice-prefeito Lucas Ribeiro; o deputado estadual Tovar Correia Lima; o deputado federal Pedro Cunha Lima; o superintendente da STTP, Carlos Dunga Junior; a secretária de Ciência e Tecnologia, Laryssa Almeida, entre outras autoridades, também participaram da solenidade fizeram pronunciamentos destacando a importância da iniciativa.
Este projeto faz parte da estratégia da Sudene de interiorização do desenvolvimento regional a partir de uma rede de cidades capazes de ampliar o alcance das ações propostas pela superintendência. Para o superintendente em exercício, Raimundo Gomes de Matos, a ação ratifica uma abordagem inovadora em segurança pública que pode ser ampliada para outras cidades. "Um dos eixos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste proposto pela Sudene é a inovação. A articulação feita com a ABDI e a prefeitura foi muito positiva nesse sentido", explicou.
O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, explicou que a ampliação do monitoramento viário é fator positivo em diversos aspectos. “A utilização das tecnologias é fator essencial para um gerenciamento eficiente do trânsito e do transporte. Com essas novas câmeras, poderemos acionar equipes com mais rapidez para solucionar problemas de congestionamentos e acidentes. Além disso, os equipamentos são importantes para contribuir com a segurança pública, já que as imagens são utilizadas pelas polícias em diversas investigações”, explicou Dunga.
Já a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Laryssa Almeida, ressaltou a ação como resultado do “Programa Sandbox Regulatório de Campina Grande”, que foi criado através do decreto 4.592, no início de julho.
“Esse programa estabelece a regulamentação necessária para instauração de zonas de desenvolvimento com inovação científica, tecnológica e empreendedora no âmbito da administração pública do município. Campina já tem essa vocação para a tecnologia e temos que direcioná-la para o desenvolvimento da cidade e a promoção de bem-estar social. É o que a instalação dessas câmeras representa, uma vez que têm impacto direto na mobilidade urbana e na segurança pública”, salientou a secretária.
De acordo com Igor Calvet, presidente da ABDI, o projeto contribui para a modernização da gestão da segurança pública de Campina Grande, uma vez que os agentes públicos passarão a contar com a ajuda da tecnologia para aprimorar o dia a dia de sua atuação, reduzindo, assim, os índices de criminalidade na região central da cidade. O projeto de Campina Grande terá uma área de demonstração e de testes de tecnologias, com foco em segurança pública, que podem ser replicadas em outras cidades, trazendo grandes benefícios para a população e para a cadeia produtiva nacional, que ganha um novo nicho de atuação.

Comentários
Postar um comentário