Com Caravana do Cuidar, Sedhuc realiza mais de 400 atendimentos na comunidade Quilombola, em Paratibe

 

Moradores da comunidade Quilombola, em Paratibe, receberam nesta sexta-feira (19) a Caravana do Cuidar, projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). A programação, que levou serviços de saúde, empregabilidade, beleza, direito do consumidor e assistência social, foi realizada em alusão ao Dia da Consciência Negra e resultou em mais de 400 atendimentos.

A dona de casa Cremilda Ramos, de 55 anos, comemorou a ida da Caravana do Cuidar até a comunidade. “Só em ter que procurar um atendimento de saúde é muito complicado, e tendo tudo aqui, foi maravilhoso. As pessoas receberam a gente com muito carinho. Aproveitei para fazer vários exames e ainda aproveitar todos os outros serviços”, afirmou.

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) também esteve presente com a distribuição de panfletos informativos sobre violência doméstica e uma palestra sobre o tema. A coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, Lila Oliveira, comentou sobre a importância do dia.

“Enquanto preta, professora, feminista e coordenadora do Centro de Referência da Mulher, a gente percebe que a grande maioria das mulheres atendidas é preta ou parda. Por isso, esses momentos de reflexão e ações sobre o Dia da Consciência Negra nos faz lembrar da constante luta do povo negro pela igualdade, respeito e a busca de uma sociedade livre de toda forma de opressão! Viva Dandara! Viva Zumbi!”, destacou.

Cultura – Aproveitando a programação da Caravana do Cuidar, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) promoveu a recuperação da sede do Quilombo com uma pintura do artista plástico Davi Queiroz, que se inspirou nas atividades cotidianas dos quilombolas, que retratam a luta pela sobrevivência de um povo e sua identidade cultural, passada através de movimentos corporais.

Balanço das atividades – A passagem da Caravana do Cuidar pela comunidade Quilombola resultou em 405 atendimentos, sendo 282 na área de saúde; 13 no Odontomóvel; 30 registros na ouvidoria; 24 atendimentos no CadÚnico; 15 no CRAS; 10 com a equipe da Secretaria da Mulher; 10 inscrições no Sine-JP; 3 atendimentos no Procon-JP; 13 no Você Prefeito; e 5 inscrições no Criança Feliz.

Parcerias – Para a realização da Caravana do Cuidar, a Sedhuc conta com o apoio das Secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Transparência Pública (Setramp), Participação Popular (SEPP), Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), além da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

BASTIDORES DA POLITICA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários