Comunidade Quilombola comemora Dia da Consciência Negra com serviços de saúde, lazer e assistência social em João Pessoa

 

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de João Pessoa realizou, neste sábado (20), uma grande ação de cidadania para os moradores da comunidade Quilombola, em Paratibe, oferecendo serviços de saúde, assistência social e lazer.

Foram dezenas de famílias assistidas pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS), além do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon-JP), em uma mobilização para garantir o acesso a serviços para um público que muitas vezes tem dificuldade de se deslocar até os postos.

“Só na área de Saúde nos temos uma equipe do PSF fazendo testes de Covid-19, Sífilis, Hepatite, HIV, além de verificação de glicemia, pressão arterial e auricoloterapia. Temos ainda um consultório móvel cuidando da parte da saúde bucal dos moradores”, disse Yohana Pimentel, da diretoria de Inclusão Produtiva e Participação Popular (Dipop).

Na área da Assistência Social, os moradores receberam orientações sobre os serviços do Procon-JP, como consultas ao SPC e Serasa, além de procedimento sobre compra de produtos. A ação ainda envolveu o atendimento para corte de cabelo e a inclusão produtiva para orientações sobre geração de renda.

Quem se beneficiou da ação foi a dona de casa Maria Cícera, que aproveitou para realizar teste de Covid-19, fazer um check-up na saúde em consultas de glicemia e hipertensão, além de atendimento de saúde bucal para a sua filha, Ana Beatriz, de sete anos. Ela também estava com o filho mais novo, o pequeno Gabriel Yuri, de um ano e seis meses.

“É um dia de muita alegria, numa data que marca o Dia da Consciência Negra, uma população que ainda sofre as margens de uma sociedade que excluí uma raça – uma cor. E muita gente aqui aproveita para ter acesso a esses serviços porque não tem como ir até os locais onde são oferecidos os atendimentos que têm hoje aqui. A Prefeitura está nos dando essa oportunidade”, declarou.

Em um dia tão importante o que não poderia faltar na programação era as brincadeiras e guloseimas para as crianças, que se reuniram em torno dos brinquedos e das comidas. Ana Lúcia da Silva levou os dois filhos, Luan e Caio, 6 e 9 anos, respectivamente. Ela garante que os dois aprovaram a iniciativa.

“Eles nem querem voltar, ficam entre um brinquedo e outro, correndo e se divertindo com as brincadeiras. É um dia diferente pra eles, que a gente se alegra em participar e saber que estamos sendo assistidos. Esperamos que isso continue acontecendo e a nossa população sempre tenha consciência dos nossos direitos e da importância de se cuidar”, avaliou.

CLICKPB


FALA PARÁIBA-BORGES NETO

Comentários