Em Audiência Pública na Câmara de Monteiro, especialistas confirmam que vermes nos peixes não causam mal aos seres humanos

 


Em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (09), na Câmara Municipal de Monteiro, caiu de vez o mito de que haveria um verme nocivo nos peixes consumidos em Monteiro e na região do Cariri. A afirmação foi endossada por especialistas à convite da presidência da casa, após solicitação de realização da audiência por parte do vereador Paulo Sérgio.

Participaram da audiência, os vereadores Sandro Lira, Presidente do Legislativo, Paulo Sérgio, solicitante da audiência, além dos vereadores Cajó Menezes, Farias, Bilú, Bião Nunes, Cícero do Mulungú, Andréa das Cupiras e Lito de Dona Socorro.

O vice-prefeito Celecileno Alves representou a gestão municipal, e estiveram presentes a chefe da vigilância em saúde de Monteiro, Silvana Maria, o representante da EMPAER Walmir Azevêdo, o médico veterinário Ricardo Morato, que representou o prefeito de Sumé, além de pescadores das cidades de Monteiro, Caraúbas, SS do Umbuzeiro e Congo, e entidades da classe como a COOPESCAF – Cooperativa de Pescadores Aquicultores e Agricultores Familiares de Camalaú e Região, e a ASPEM – Associação dos Pescadores de Monteiro.

DESMENTINDO O BOATO

As explanações dos técnicos deixaram claro que o verme que existe nos peixes não é causador de patologias graves em seres humanos, e sempre existiu comprovadamente através de estudos parasitológicos. Para o vereador Paulo Sérgio, após a audiência pública a população retomará de forma mais tranquila e segura o consumo do peixe. Um alívio também para os fornecedores.

As informações foram atestadas através de especialistas como o representante da secretaria de estado da agropecuária e da pesca Celso Duarte, que representou o secretário Efraim Morais e classificou a informação como “uma grande mentira”.

Também atestaram a informação de forma conclusiva, o professor da UFPB Janilson Marques e “Seu Deuzinho”.

MISSÃO CUMPRIDA

O Presidente da Câmara Sandro Lira afirmou que mais uma vez, o legislativo de Monteiro cumpriu com seu papel e atestou de vez que trata-se de um boato, tranquilizando a população.

Sandro Lira também afirmou que agora é necessário que se leve a informação correta confirmando a qualidade do pescado, através de campanhas de divulgação e de todas outras formas.

Ficou definido segundo o vereador Paulo Sérgio, que será lavrado um documento como resultado da audiência pública e assinado pelos especialistas atestando que a informação não passa de boato, tranquilizando a população e pondo fim a especulação que estava prejudicando os pescadores.

BRUNO LIRA




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários