Especialistas falam como reduzir quedas nas pessoas da 3ª idade


A queda é um evento bastante comum e devastador em idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda. Além dos problemas médicos, as quedas apresentam custo social, econômico e psicológico enormes, aumentando a dependência e a institucionalização.   Quem fala sobre esse tema é a fisioterapeuta Valéria Ribeiro Nogueira Barbosa e ortopedista Nemi Sabeh Jr.

Os profissionais lembram, que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos e que um em vinte daqueles que sofreram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% cai a cada ano. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%. A prevenção de quedas é tarefa difícil devido à variedade de fatores que as predispõem.

Valéria Ribeiro enfatiza que comportamentos de risco e ambientes inseguros aumentam a probabilidade de quedas, pois levam as pessoas a escorregar, tropeçar, errar o passo, pisar em falso e tombar. Os riscos dependem da frequência de exposição ao ambiente inseguro e do estado funcional do idoso. Idosos que usam escada regularmente têm menor risco de cair que idosos que a usam esporadicamente. A fisioterapeuta explicou ainda que as quedas ocorrem, principalmente, pela falta de força nos membros inferiores. No caso dos idosos com demência a prevalência de quedas é bem maior e muitos vão a óbito.

“Nós da fisioterapia temos um cuidado maior quando trabalhamos com idosos com demência de Alzheimer, buscando através de exercícios o fortalecimento dos membros inferiores para que eles consigam ter um equilíbrio maior e uma boa qualidade de vida, sem precisar estar dependendo do uso de muletas ou bengalas”, comentou Valéria.

Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos ou mais); sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doença de Parkinson; sedativos, hipnóticos, ansiolíticos e polifarmácia.

Tratamento

Exercícios: projetos de exercícios com duração de 10 semanas a 9 meses mostraram que; (1) há um redução em 10% da probabilidade de queda entres os que se exercitam em comparação com sedentários; (2) o treinamento específico para equilíbrio motivou uma redução de 25% de quedas; (3) aulas de Tai Chi Chuan (um exercício de equilíbrio), reduzem o risco de cair em 37%.

Intervenções para reduzir lesões: algumas intervenções podem reduzir o risco de uma lesão grave pós-queda, prevenindo a osteoporose. Suplementos orais de vitamina D e cálcio para mulheres saudáveis na pós-menopausa, podem reduzir o risco de fraturas naquelas que caem. Outras medidas de redução ou prevenção de osteoporose precisam ser analisadas para estabelecer-se a eficácia de prevenir fraturas: terapia de reposição hormonal, bifosfonatos, luz solar, caminhadas e consumo aumentado de produtos lácteos.

“Os idosos acabam perdendo um pouco o controle neurossensorial que adquirimos com o crescimento. Quando criança, desenvolvemos o equilíbrio. Com o passar da idade, o perdemos. Há também um atraso da conexão cerebral com o músculo (controle neuromuscular). Por isso, os idosos caem mais”, explica Nemi Sabeh Jr.

O ortopedista afirma que exames periódicos de visão são importantes para minimizar o risco de queda na terceira idade. Outro ponto é realizar atividade de fortalecimento muscular, como a musculação ou pilates, e atividade aeróbica de baixo impacto. Os exercícios na água são interessantes também, assim como trabalhos de equilíbrio executados por fisioterapeutas. Fazendo exercícios orientados por um profissional capacitado, o idoso sempre terá benefício na qualidade muscular e mobilidade.

 PB AGORA





FALA PARAÍBA BORGES N ETO 

Comentários